EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Solidariedade em Trás-os-Montes

O Agrupamento Vertical de Escolas de Pedras Salgadas (diocese de Vila Real) propõe-se levar a cabo uma actividade - «Ser Solidário» -  de sensibilização e de acções de solidariedade destinadas aos mais desfavorecidos da comunidade.

Esta actividade é da responsabilidade do grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que está a receber e posteriormente distribuirá alimentos, roupas e brinquedos pelas famílias mais necessitadas da Escola. "Neste momento já angariámos mais de 300 kg de alimentos".

Em Portugal e, concretamente a região de Trás-os-Montes contam com elevadas taxas de pobreza (cerca de 20% da população total). "A expressão real da frieza dos números incorpora os dramas humanos que é possível verificar demasiadas vezes nas nossas escolas e no nosso meio de inserção.

Os idosos, as famílias monoparentais, os desempregados, os trabalhadores precários e pouco qualificados, os pequenos agricultores e tantos outros, constituem núcleos de risco de exposição à pobreza e à privação.

Estes factos não só diminuem severamente a qualidade de vida das pessoas atingidas na sua dignidade humana como limitam o seu espaço de cidadania e de intervenção pública. No fundo, são um obstáculo à plena realização de percursos de vida mais plenos e consentâneos com a dignidade individual que cada um de nós tem.

"A solidariedade é inerente à humanidade. Auxiliar os nossos semelhantes, os nossos concidadãos, os nossos vizinhos não só é um acto pleno de humanidade e de fraternidade mas, também, uma necessidade em face dos problemas reais que fustigam o bem-estar individual e colectivo da nossa sociedade".

Webmaster|2009-12-15|18:35:58




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |