EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Professores de EMRC partilham a sua experiência

Na semana da educação cristã, a Renascença conversou com dois professores de Educação Moral, Religiosa e Católica, de uma escola em Lisboa, para saber como tem sido a sua experiência neste campo.

Pedro Cruz é professor há vários anos e sente um grande interesse dos alunos pela disciplina. O problema, diz, está mais na sociedade do que nos jovens.

"A minha opinião é que as comunidades querem a disciplina, que precisam dela, mas ainda é um desafio a superar. Não tanto da parte da vontade das comunidades em si, das pessoas, mas das dificuldades que a sociedade nos impõe. Penso que o principal desafio que experimentamos são os preconceitos que existem em relação à religião, em relação a viver essa dimensão religiosa/espiritual no espaço público. Há muitos jovens que querem frequentar a disciplina, mas da parte dos adultos há preconceitos que os impedem de o fazer."

Tina, como os jovens a conhecem lá na Escola EB 2 3 da Apelação, e no Bairro da Quinta da Fonte, começou a dar aulas este ano e é movida pela vontade de alterar comportamentos e modos de vida dos seus alunos, à luz do principal mandamento de Cristo.

"Lembrando-me dos mandamentos, o mais importante, Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, acho que é o mandamento chave para chegar aos alunos. Para que cada um guarde e leve para casa, mas também para que compreendam a mensagem e demonstrem essa compreensão através de novas atitudes, novas maneiras de estar."

Ouça os depoimentos dos docentes aqui

A Semana da Educação Cristã teve início no dia 5 de Outubro e prolonga-se até ao próximo dia 12. Pode ouvir esta reportagem completa na Edição da Noite, às 23h00 de hoje, na Rádio Renascença.

Webmaster|2009-10-09|14:25:16|RR




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |