Setúbal: «É preciso afinar a nossa capacidade de diálogo e escuta», D. José Ornelas

Bispo de Setúbal participou no encontro de início de ano dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica

D. José Ornelas desafiou os docentes de EMRC a “afinar a nossa capacidade de diálogo e de escuta” e a serem presenças ativas na dinâmica do Sínodo vivido pela Igreja Universal.

“É necessário envolver mais as comunidades, procurar ouvir quem está dentro e quem ainda está fora, afinar a nossa capacidade de diálogo e de escuta”, apontou.

Centrando a sua intervenção na ‘comunhão, participação e missão’, como centrais para este tempo, o prelado sustentou que o essencial passa por “ouvir, ajudar e saber cuidar de todos sem deixar ninguém para trás”.

No diálogo que manteve com os professores que lecionam a EMRC na área pastoral da Diocese de Setúbal, D. José Ornelas manifestou “apoio e amizade” aos docentes e incentivou-os na “nobre missão de educadores”.

Numa altura de sínodo sobre a sinodalidade o bispo de Setúbal afirmou que “o sínodo não é uma novidade dentro da Igreja Universal” e considerou que esta é uma experiência a aprofundar pois “as linguagens necessitam de ser permanentemente enriquecidas e adaptadas, porque o mundo é um organismo vivo em constante mudança”.

Na reunião que se realizou na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Laranjeiro os professores refletiram, em pequenos grupos, sobre o envolvimento da disciplina no processo sinodal.

Educris|10.11.2021

Imagem: Arquivo Diocese de Setúbal



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades