UCP: «Educar para os Valores através do Conto»

Formação dirige-se a docentes de EMRC e apresenta a importância da narrativa no primeiro ciclo

«Educar para os Valores através do Conto» é o tema da nova formação que a Universidade Católica Portuguesa (UCp), Pólo do Porto, organiza para os professores do grupo 290.

Com a duração de 30 horas (15 online e 15 de trabalho autónomo), a iniciativa pretende “oferecer aos formandos um diversificado leque de possibilidades de exploração didático-pedagógica de alguns contos (tradicionais e de autor), fábulas, lendas, mitos e parábolas”.

“Os subgéneros literários do conto, da fábula, da lenda, do mito e da parábola permitem transmitir conteúdos de modo mais motivador a alunos/as do primeiro ciclo do ensino básico”, explica a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Os docentes vão poder “selecionar os elementos fundamentais de um texto bíblico a abordar com alunos do primeiro ciclo” e “distinguir os diferentes subgéneros literários a trabalhar ao longo da formação: conto (tradicional e de autor), fábulas, lendas, mitos e parábolas” presentes “nos manuais da disciplina”.

A formação estrutura-se em “5 sessões síncronas de 3 horas cada” que contará com “a realização de pequenos trabalhos de grupo e posterior apresentação e discussão dos resultados”.

A iniciativa tem um custo de 60 euros. Os professores de EMRC pagam 20 euros fruto do apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Mais informações AQUI

Inscrições AQUI

Educris|09.03.2021

Imagem: Unsplash.com

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades