Nota Pastoral: «Para Melhor Ser Pessoa» - 1999

Decorre presentemente nas Escolas o período de inscrição nas disciplinas que hão-de frequentar-se no próximo ano lectivo. Entre elas figura, desde o 1.º Ciclo (Ensino Primá­rio), a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Porque nesta a inscrição é livre, fruto de uma opção consciente do aluno ou dos seus pais, julgamos oportuna uma palavra de apelo e estímulo, a recordar-lhes o valor e o enriquecimento que lhes é oferecido ao inscreverem-se nesta disciplina.

Aos jovens, desejosos de serem pessoas de visão aberta e cidadãos responsáveis na construção de uma sociedade melhor, lembramos que a Educação Moral e Religiosa Católica proporciona o conhecimento das raízes da nossa cultura, os ajuda a integrar numa visão cristã os saberes adquiridos nas outras disciplinas e os prepara para cami­nharem na vida descobrindo que a competição, sem ambiente de colaboração, não é construtiva.

Aos pais, que naturalmente desejam uma educação global para os seus filhos, garan­timos que a disciplina proporcionará, além de sólidos critérios morais, uma apreciável valorização cultural e, para os que prezam as suas convicções cristãs, um melhor enrai­zamento da fé juvenil.

Aos professores, particularmente aos que são cristãos, e também aos Directores de Turma, apelamos no sentido de esclarecerem os alunos, fazendo-o com dedicação, no devido tempo e com isenção total.

Estamos conscientes de que educar é ajudar cada criança e cada jovem a descobrir-se e a construir-se como pessoa, assumindo progressivamente as suas responsabilidades individuais e sociais. Porque a Educação Moral e Religiosa Católica é, nas nossas Es­colas, uma preciosa ajuda para que tal se consiga, pensamos que esta disciplina em muito concorre para um melhor futuro cívico do nosso pais.

Lisboa, 15 de Junho de 1999



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades