EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Nota Pastoral: «Para Melhor Ser Pessoa» - 1999

Decorre presentemente nas Escolas o período de inscrição nas disciplinas que hão-de frequentar-se no próximo ano lectivo. Entre elas figura, desde o 1.º Ciclo (Ensino Primá­rio), a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Porque nesta a inscrição é livre, fruto de uma opção consciente do aluno ou dos seus pais, julgamos oportuna uma palavra de apelo e estímulo, a recordar-lhes o valor e o enriquecimento que lhes é oferecido ao inscreverem-se nesta disciplina.

Aos jovens, desejosos de serem pessoas de visão aberta e cidadãos responsáveis na construção de uma sociedade melhor, lembramos que a Educação Moral e Religiosa Católica proporciona o conhecimento das raízes da nossa cultura, os ajuda a integrar numa visão cristã os saberes adquiridos nas outras disciplinas e os prepara para cami­nharem na vida descobrindo que a competição, sem ambiente de colaboração, não é construtiva.

Aos pais, que naturalmente desejam uma educação global para os seus filhos, garan­timos que a disciplina proporcionará, além de sólidos critérios morais, uma apreciável valorização cultural e, para os que prezam as suas convicções cristãs, um melhor enrai­zamento da fé juvenil.

Aos professores, particularmente aos que são cristãos, e também aos Directores de Turma, apelamos no sentido de esclarecerem os alunos, fazendo-o com dedicação, no devido tempo e com isenção total.

Estamos conscientes de que educar é ajudar cada criança e cada jovem a descobrir-se e a construir-se como pessoa, assumindo progressivamente as suas responsabilidades individuais e sociais. Porque a Educação Moral e Religiosa Católica é, nas nossas Es­colas, uma preciosa ajuda para que tal se consiga, pensamos que esta disciplina em muito concorre para um melhor futuro cívico do nosso pais.

Lisboa, 15 de Junho de 1999




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |