Partilhar Revista

Fundos



Som


  • Início
  • Cartoons
  • Crónicas
  • Entrevistas
  • Filmes
  • Fotos
  • Livros
  • Músicas
  • Sites
  • Textos
  • Vídeos
177178179180181182183184185
As Nossas Possibilidades de Felicidade 2 Jul. 2013
É simplesmente o princípio do prazer que traça o programa do objetivo da vida. Este princípio domina a operação do aparelho mental desde o princípio; não pode haver dúvida quanto à sua eficiência, e no entanto o seu programa está em conflito com o mundo inteiro, tanto com o macrocosmo como com o microcosmo. Não pode simplesmente ser executado porque toda a constituição das coisas está contra ele; poderíamos dizer que a intenção de que o homem fosse feliz não estava incluída no esquema da Criação. Aquilo a que se chama felicidade no seu sentido mais restrito vem da satisfação — frequentemente instantânea — de necessidades reprimidas que atingiram uma grande intensidade, e que pela sua natureza só podem ser uma experiência transitória. Quando uma condição desejada pelo princípio do prazer é protelada, tem como resultado uma sensação de consolo moderado; somos constituídos de tal forma que conseguirmos ter prazer intenso em contrastes, e muito menos nos próprios estados intensos. As nossas possibilidades de felicidade são assim limitadas desde o princípio pela nossa formação. É muito mais fácil ser infeliz.

O sofrimento tem três procedências: o nosso corpo, que...
A Avaliação de uma Civilização 1 Jul. 2013
Quando já se viveu por muito tempo numa civilização específica e com frequência se tentou descobrir quais foram as suas origens e ao longo de que caminho ela se desenvolveu, fica-se às vezes tentado a voltar o olhar para outra direção e indagar qual o destino que a espera e quais as transformações que está fadada a experimentar. Logo, porém, se descobre que, desde o início, o valor de uma indagação desse tipo é diminuído por diversos fatores, sobretudo pelo facto de apenas poucas pessoas poderem abranger a atividade humana em toda a sua amplitude. A maioria das pessoas foi obrigada a restringir-se a somente um ou a alguns dos seus campos. Entretanto, quanto menos um homem conhece a respeito do passado e do presente, mais inseguro terá de mostrar-se o seu juízo sobre o futuro. E há ainda uma outra dificuldade: a de que precisamente num juízo desse tipo as expectativas subjetivas do indivíduo desempenham um papel difícil de avaliar, mostrando ser dependentes de fatores puramente pessoais de sua própria experiência, do maior ou menor otimismo da sua atit...
Do fim do mundo à Praça central 30 Jun. 2013
No passado dia 20 de junho, Jorge Mário Bergoglio, completou 100 dias de pontificado. Francisco, de 76 anos, como todo sabemos adotou o nome de São Francisco de Assis porque é preciso uma igreja pobre para os pobres.

São poucos os escritos que conhecemos deste papa, quase só as homilias, textos proferidos nas Audiências Gerais e no Angelus.

Podemos, contudo, afirmar que estes 100 dias foram repletos de uma surpreendente popularidade em todo o mundo, revelando uma face mais humilde e simpática quer sua quer da Igreja. O papa apresenta uma linguagem direta e clara, pautada por gestos de afeto em público, simples e despojados de rituais e ritualismos.

A Praça Central, a praça de São Pedro, foi invadida por uma simplicidade de um papa que veio do fim do mundo, mas carregado de carinho, humildade, força desconcertante... Cheio e a transbordar da ação do Espírito na sua vida e que quer irradiar este mesmo Espírito a todos os que o seguem, à sua mãe e amada Igreja (no dizer das palavras de São Francisco de Assis).

Como Francisco de Assis, Francisco pauta-se pela austeridade e simplicidade, ...

177178179180181182183184185