O prazer da leitura

Para uns é o final de mais um ano letivo, mas para outros é o início de uma nova etapa: exames nacionais.

É frequente ouvir em ambiente escolar os alunos não leem, não sabem ler, não têm cultura linguística... Hoje trazemos 10 motivos* pelos quais todos devemos ler todos os dias: ler um pouquinho todos os dias, nem sabes o bem que te fazia.

1. Estímulo mental: o cérebro necessita de treino para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do stress: quando te inseres numa história nova, diferente da tua, os teus níveis de stress, pelo dia que viveste, diminuem radicalmente. Uma história bem escrita pode transportar-te para uma nova realidade, o que te vai distrair dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento: tudo o que tu lês é enviado para o teu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para ti agora, em algum momento elas podem ajudar-te, como numa entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

4. Aumento do vocabulário: a leitura expõe-te a novas palavras que inevitavelmente serão incluídas no teu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que sejas mais articulado nos teus discursos, impulsionada a tua confiança e autoestima.

5. Desenvolvimento da memória: quando lês um livro recordas-te de todos as personagens, pontos de vista, o contexto em que cada uma está inserida e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que podes utilizar isso a teu favor, fazendo dos livros um treino para a memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que estejas mais apto para te lembrares de eventos quotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico: já leste um livro que prometia um mistério confuso e acabaste por desvendá-lo a meio da história? Isso mostra a tua agilidade de pensamento e as tuas habilidades de pensamento crítico. Este tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais lês, mais aumenta tua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração: o mundo agitado de hoje faz com que a tua atenção seja dividida em várias partes, de modo que se torna um desafio manteres-te concentrado

numa só tarefa. Livros com histórias envolventes são capazes de te desligar do mundo que te rodeia, fazendo com que a tua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na história. Embora tu não percebas, este tipo de exercício ajuda-te a te concentrares em outras ocasiões, como quando precisas de finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita: este tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do teu vocabulário. Assim como a leitura te permite ser alguém mais articulado na fala, também vai ajudar-te a colocar com mais clareza os teus pensamentos no papel. Vais produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

9. Tranquilidade: o facto de te envolveres na história e livrares-te do stress quotidiano, faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de stress, procura distrair-te do que acontece com uma história que atraia o teu interesse. Isso vai acalmar-te e ajudar-te a melhorar o teu humor.

10. Entretenimento a baixo custo: muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado a altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, podes encontrar num livro que chame a tua atenção, poderás viajar sem sair da tua casa.

Agora estamos prontos para alterar as palavras de Fernando Pessoa no poema “Liberdade”: Ai que prazer /Cumprir um dever, / Ter um livro para ler / E lê-lo! / Ler é fantástico, / Estudar não custa nada.

Boas leituras, boas partilhas, bons exames (se for o teu caso).

*Texto adaptado daqui: http://www.brasilquele.com.br/2013/05/24/dez-motivos-pelos-quais-voce-deveria-ler-todos-os-dias

Bento Oliveira

Professor EMRC


Artigos Relacionados: