Futebol e a responsabilidade social

Arrancou no passado dia 16 de agosto a Liga Zon Sagres 2013-2014. O mês de agosto foi um mês cheio de atividade futebolística: a seleção, os clubes, os amigáveis, as preparações, os jogos de acesso às eliminatórias e pré-eliminatórias, entre muitos outros.

No passado dia 13 de agosto o Papa Francisco recebeu as seleções de Itália e da Argentina, a propósito de um jogo amigável, no estádio Olímpico de Roma, em sua honra.

Nesse encontro, o vigário de Cristo, através do seu jeito simples e afetuoso, lembrou que o desporto é importante, quando é verdadeiro desporto! O futebol, como outras modalidades, tornou-se um grande “business”! Façam o possível para que não se perca o caráter desportivo. Procurem promover a atitude de diletante que, por outro lado, elimina definitivamente o perigo da discriminação. Quando as equipas tomam este rumo, o estádio enriquece-se humanamente, evita-se a violência e volta-se a ver a presença de famílias nas bancadas.

O papa Francisco, através destas seleções, fez passar uma mensagem a todos os jogadores e a todos os simpatizantes do desporto: os jogadores de futebol têm uma grande responsabilidade social porque sendo muito conhecidos, têm muitos seguidores e quando entram

em campo, entra em jogo a beleza, a gratuidade e a camaradagem.

Os jogadores destas duas seleções foram convidados a fazer do desporto um lugar de beleza, dom e presença de Deus. O desporto como motor/veículo de valores, princípios, condutas, responsabilidade.

Francisco fez um pedido: Peço-lhes para viver o desporto como um dom de Deus, como uma oportunidade para fazer frutificar os seus talentos, que também são uma responsabilidade. Queridos jogadores, recordo-lhes que, com vosso modo de agir, tanto em campo como fora de campo e na vida, vocês são um ponto de referência para tantos jovens. O bem que vocês fazem com o jogo é impressionante! Os outros seguem o vosso exemplo. Semeiem o bem. Procurem dar exemplo de lealdade, respeito e altruísmo. Vocês são artífices do conhecimento e da paz social. Levem adiante esta vocação tão nobre do desporto.

Bento Oliveira

Professor EMRC


Artigos Relacionados: