«Privar as escolas católicas de apoio é impedir o acesso livre à educação», D António Moiteiro

Presidente da CEECDF mostra-se preocupado com falta de apoios do estado a setor que enfrenta dificuldade

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), disse hoje que “a perda de apoios das escolas católicas por parte da comparticipação estatal é um atento à liberdade de escolha dos pais, sobretudo dos mais pobres”.

“Esta decisão, dos tribunais, faz com que as famílias da classe média, e a classe média baixa, deixem de poder ter os seus filhos nas escolas não estatais e isso vai impedir que o elevador social, que deve ser a escola, funcione”, afirmou em declarações, esta manhã, ao EDUCRIS.

Para o prelado as Escolas Católicas enfrentam “grandes desafios”, que não apenas os da pandemia, e a “questão financeira vem perigar a sua existência e a base do seu projeto educativo”.

 “A Escola Católica existe para todos. Por isso foram criadas. Para que todos tivessem acesso a uma escola livre. O fim das comparticipações estatais pode perigar este objetivo. Pode fazer com que fiquem elitistas porque a educação é uma coisa cara e, deste modo, são os pobres que deixam de ter a ela acesso”, constatou.

No dia em que as Escolas Católicas “peregrinam” a Fátima, numa “V Edição simbólica mas cheia de significado”, D. António Moiteiro fez questão de considerar que “a segurança está antes de tudo neste tempo de pandemia”.

“Quisemos manter esta Peregrinação mas vamos fazê-la da forma mais segura, simples e significativa celebrando a eucaristia na capelinha das Aparições, em Fátima, pedindo a Deus, através de Maria, que ajude as Escolas Católicas a ultrapassar estas dificuldades com que se deparam”.

A eucaristia que assinala esta V Edição da Peregrinação Nacional das Escolas Católicas vai acontecer pelas 12h30, na Capelinha das Aparições, com transmissão online e presidência de D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), numa organização conjunta da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Educris|22.10.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades