Saudação aos Educadores Cristãos no início de um novo Ano Letivo e Pastoral

Estimados educadores cristãos,

O tempo que vivemos, desde que começou a pandemia por COVID-19, trouxe-nos desafios que vieram requerer uma entrega e uma criatividade renovadas na nossa missão educativa, traduzidas numa adequação, recriação e reinvenção dos processos formativos.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé quer expressar às comunidades cristãs e seus pastores, às famílias cristãs, aos catequistas, aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, às Escolas Católicas e aos educadores cristãos em geral, o seu profundo reconhecimento e gratidão pelo empenho e pelo entusiasmo no anúncio e na vivência da mensagem cristã junto das nossas crianças, dos nossos adolescentes e dos nossos jovens, nomeadamente pelos meios de contacto on-line, quando fomos privados do insubstituível contacto pessoal. Reconhecemos e louvamos tanto engenho e alegria na procura de recursos e dinâmicas para vos fazerdes próximos junto dos vossos educandos e suas famílias.

As circunstâncias são ainda de incerteza. Tal significa que importa continuar a estar atentos e abertos à voz do Espírito, no sentido de que, em atitude vigilante e de serviço, acolhamos e interpretemos à luz do Evangelho os desafios sociais e de aprendizagem com que nos possamos encontrar e lhes demos as respostas adequadas, que serão sempre tomadas em espírito de partilha e comunhão.

Este é, portanto, um tempo de (re)encontro pessoal que merece ser preparado para melhor acolher a fragilidade humana. É o início de uma nova etapa que requere uma escuta atenta à voz do Espírito para saber interpretar os sinais destes tempos. Somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança que brota do encontro com Cristo e reafirmar o compromisso de “discípulos missionários”, prosseguindo com criatividade as tarefas próprias da nossa missão educativa. É Ele quem nos convoca, nos envia e que, com o seu Espírito, nos fortalece e faz frutificar o que semeamos.

Queremos, pois, louvar o vosso esforço e a vossa generosidade, na certeza de que, unidos na oração e na missão, saberemos encontrar os meios adequados para continuar a tarefa evangelizadora e educativa a que somos convocados.

 

Bem-haja a cada um de vós. O nosso abraço e oração.

Natividade de Nossa Senhora

8 de setembro de 2020

+ António Moiteiro Ramos

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades