«A Catequese não é apenas um espaço onde se acede aos sacramentos», D. António Moiteiro

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) mostra-se convicto da necessidade de uma “nova mentalidade” na transmissão da fé

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF foi o convidado de Ângela Roque, da Rádio Renascença, para o espaço «Religião» das 13h00.

Na entrevista, a propósito do novo Diretório para a Catequese, que o Vaticano apresentou a 25 de junho, o prelado mostrou-se “satisfeito” com as novas diretrizes de Vaticano para o setor e considera que Portugal tem “bons exemplos” nesta área de atuação da Comissão para a qual foi eleito, em segundo mandato, no passado mês de junho.

“O novo ‘Diretório para a Catequese’ acentua aquilo que o Papa Francisco nos tem pedido, que é uma nova visão e uma nova maneira de entender a educação da fé. Em Portugal temos bons exemplos ao nível da comunicação digital e da Catequese Familiar”, mas tem de se referiu.

Para D. António Moiteiro a catequese “deve mais ser entendida com um processo de iniciação na fé” e não “como um meio para chegar à Primeira Comunhão ou ao Crisma, que muitas vezes mais parece um ‘sacramento de despedida’ da Igreja”, lamentou.

Perante os desafios apresentados pelo terceiro documento do género em 50 anos o presidente da CEECDF considera ser vital “apostar na formação dos catequistas” e num verdadeiro “processo de iniciação cristã”.

“É fundamental que as comunidades cristãs olhem para a catequese como um processo de iniciação na fé e não como um processo de celebração na fé. Porque o problema não é celebrar a fé, a fé celebra-se quando estamos iniciados. A iniciação é que tem faltado”, sublinhou.

“Outro aspeto muito importante é a formação de catequistas. Sem catequistas bem formados, dificilmente podemos ter uma boa catequese, porque o catequista tem de ser testemunha autêntica da sua fé para os seus catequizandos – a experiência de fé que comunica tem de a viver”.

Na próxima semana o novo curso de formação de catequistas, «Ser Catequista», vai ser apresentado aos responsáveis diocesanos em Fátima.

O «Diretório para a Catequese» vai ter edição Portuguesa com edição do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Durante o mês de julho vários especialistas comentam, no canal Educris no Youtube, os “desafios e os caminhos para a catequese» na rúbrica «Diretório em Análise», todas as sextas-feiras às 21h00.

Educris|01.07.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades