Educação: «X Lisbon Summer School» debate ecocultura no futuro pós-pandemia

Iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa realiza-se de 6 a 11 de julho

A X edição do « Lisbon Summer School», reflete sobre o tema «Ecoculture» e decorre, pela primeira vez, em formato online devido à pandemia do COVID-19.

“O tema não podia ser mais pertinente. Numa altura em que se debate os efeitos da pandemia de COVID-10 sobre o meio ambiente, a Summer School será dedicada à reflexão sobre a inter-relação entre cultura e meio ambiente, examinando a crescente consciência do impacto negativo das atividades humanas”, refere a organização em comunicado enviado hoje ao Educris.

“Mais do que nunca importa discutir a necessidade de repensar, reconceptualizar e redefinir a relação entre humanos e o mundo não humano” afirma Diana Gonçalves, diretora Académica do Lisbon Consortium e Coordenadora do Mestrado em Estudos de Cultura.

A iniciativa, que faz a “articulação entre o mundo artístico e o mundo académico”, reúne professores, curadores, artistas e jovens investigadores para uma semana de palestras, apresentações, debates e atividades artísticas que pretendem provocar a reflexão sobre a cultura e a arte.

Nesta X edição os participantes contam com nomes como o de Lawrence Buell, que reflete sobre a “escocultura pós-pandémica” ou “Ariel Salleh” que vai abordar o tema do “ecofeminismo”. Viriato Soromenho-Marques é outro dos nomes convidados e vai apresentar uma reflexão sobre valores sociais no presente momento de crise ambiental, e ainda, Vera Mantero que mostrará a sua obra «O Limpo e o Sujo».

Educris|27.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades