Covid-19: Igreja na «linha da frente» no combate à pandemia

Conferência Episcopal Italiana (CEI) reforçou hoje os donativos para o combate à pandemia naquele país

Ascendem já aos 13 milhões de euros, os donativos realizados por Vaticano, Cáritas e Conferência Episcopal Italiana, para o combate ao Covid-19 que assola o país.

Depois dos 10 milhões para as Cáritas diocesanas, anunciados no passado dia 13 de março, a CEI decidiu hoje reforçar o apoio financeiro a quem se encontra em dificuldade com a emergência do coronavírus através de nova doação, de cerca de 3 milhões de euros, que são provenientes do imposto que os italianos destinam anualmente à Igreja Católica.

Em comunicado a CEI revela que "o valor habitualmente entregue à Igreja pelo imposto vai ser totalmente destinado às várias unidades de saúde da Italia".

Durante o dia de ontem, 24 de março, o Vaticano deu conta da presença do esmoleiro do Papa em várias instituições de solidariedade social, na cidade de Roma, onde distribuiu “fruta e iogurtes”, já depois do donativo pessoal do Papa, no valor de 100 mil euros.

O próprio Vaticano, através de dezenas de voluntários, continua a distribuir “sacos com bens alimentares” aos mais pobres privados agora de se reunirem em refeitórios sociais.

A situação de exceção que se vive em Itália levou mesmo o cardeal Krajewski, esmoleiro do Papa, a disponibilizar um número de telemóvel – 0039 348-1300123 – para quem quiser oferecer bens alimentares ou distribuí-los noutras instituições de solidariedade.

De Milão chega hoje o anúncio de uma nova parceria entre a Igreja e as autoridades locais, e que resultou na criação do «Fundo São José» que se destina a “quem perdeu o emprego por causa da emergência sanitária”.

No total Arquidiocese e Câmara de Milão vão comparticipar, em partes iguais, os 4 milhões de euros  afetados a esta iniciativa.

A nível mundial a Caritas Internationalis abriu um novo site onde as várias instituições regionais e locais podem relatar a sua situação e as ações que tem no terreno.

Educris|25.03.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades