Panamá/JMJ19: Indulgência Plenária para peregrinos diante da Imagem de Fátima

Arquidiocese do Panamá fez anúncio no dia em que a imagem peregrina da Cova da Iria partiu para as JMJ19.

Na contagem final para o inicio das Jornadas Mundiais da Juventude 2019 (JMJ19), que decorrem no Panamá entre 22 e 27 de janeiro, a Arquidiocese do Panamá deu conta, em comunicado enviado ao Educris, da possibilidade da “indulgência Plenária para todos os peregrinos na presença da primeira imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

“A notícia chegou-nos da parte da penitenciária Apostólica do Vaticano e permite aos fiéis obter a indulgência plenária desde que cumpridas as condições habituais nestas circunstâncias que passam pela confissão, participação na eucaristia com comunhão e uma oração pelas intenções do Santo Padre”, lê-se na missiva.

A Arquidiocese considera que a visita da imagem, que não sai de Portugal desde o ano 2000, é uma “oportunidade única que produzirá por certo frutos espirituais a nível nacional e mundial por ocasião da JMJ19 que acolhemos”.

Imagem intervencionada no Porto antes da viagem

A primeira imagem peregrina, datada de 1947, foi alvo de um processo de estudo técnico e material no Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Católica no Porto, a entidade escolhida pelo Museu do Santuário de Fátima para levar a cabo a identificação dos materiais que constituem o suporte e superfície da escultura, bem como a caracterização das técnicas construtivas utilizadas.

Durante 15 dias, o Centro de Conservação e Restauro desenvolveu um estudo aprofundado que permitiu perceber a forma como José Ferreira Thedim criou a escultura.

Um acontecimento de primeira importância para a Igreja

Na mensagem que dirigiu aos cristãos do Panamá, e antes da partida para o território, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, falou da “enorme alegria que é enviar a Imagem Peregrina mais importante para a Jornada Mundial da Juventude”.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo”.

““Entendemos que este é um momento muito importante e que, por isso, justifica a saída desta Imagem Peregrina n.º 1 num acontecimento de primeira importância para a universalidade da Igreja”.

No dia de ontem, domingo, a imagem partiu para as JMJ19 acompanhada pelo reitor do santuário. Ao longo das JMJ19 a imagem vai estar presente "nas principais celebrações e nas periferias".

Educris|21.01.2019

Imagem:Fatima.pt



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades