Papa envia mensagem ao «Encontro Mundial da juventude Indígena»

Jovens Indígenas reúnem no Panamá antes da JMJ. Papa Francisco enviou mensagem "de esperança", e convidou-os a "voltar às raízes celebrando com alegria a sua fé em Jesus Cristo.

Na mensagem, com cerca de quatro minutos e divulgada pelo VaticanNews, o Papa felicita "esta pré-jornada especialmente dedicada aos povos indígenas, os originários a nível mundial".

O Papa agradeceu "à pastoral indigena do Panamá" a organização do encontro e convidou os jovens a "refletirem e celebrar a fé em Cristo a partir da vossa riqueza milenar presente nas culturas originárias".

"Este é o momento de ser agradecido pela história do vosso povo e voltar às raizes da vossa cultura para fazer frente aos desafios que vos rodeiam, seguindo em frente cheios de esperança num mundo melhor".

Francisco desafiou os jovens a "mostrarem na JMJ o rosto indígena da Igreja e a afirmar o nosso compromisso em defender a casa comum, colaborando com a construção de um mundo mais equitativo e mais humano".

O Papa recordou "tantas situações de descarte a que são sujeitos crianças e jovens de todo o mundo" e desejou que o "voltar à origens seja momento de se encarregarem da vossa cultura e das vossas raízes para que daí possam crescer e frutificar para o mundo".

Com o lema «Assumimos a memória do nosso passado para construir a esperança com valentia» mais quatro centenas de jovens estão reunidos até ao próximo dia 21 de janeiro na região de Soloy, no Panamá.

O encontro conta com jovens do Panamá, Guatemala, Brasil, México, Perú, Bolivia e Honduras e tem como objetivos o recuperar a "memória dos nossos povos na harmonia com a Mãe Terra a partir das nossas cultura e à luz da Laudato Si'", declara a organização em comunicado enviado hoje ao Educris.

Cada dia desta autêntica "pré-JMJ" inicia-se com "música, canto e danças" e várias atividades "ecológicas". Os dias terminam com "orações em comum onde cada povo mostra a sua propria identidade cultural", reforça a missíva.

Educris|20.01.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades