Papa Francisco sobre a Síria: «Tudo isto é desumano»

No final da oração do Ângelus, Francisco pediu o fim imediato do conflito na Síria

“Dirijo o meu sincero apelo à cessação imediata da violência, e o rápido acesso à ajuda humanitária - alimentos e remédios – e que sejam evacuados os feridos e doentes”, exortou o Papa Francisco.

Pedindo orações a “Deus em conjunto para que isto aconteça” o Papa afirmou aos fiéis que “os meus pensamentos estão, muitas vezes, ligados à amada e atormentada Síria”, numa altura em que “a guerra se intensificou especialmente em Ghouta Oriental”, lembrou.

Francisco lembrou, ainda, que “o mês de fevereiro, foi um dos mais violentos em sete anos de conflito com centenas, milhares de vítimas civis, crianças, mulheres e idosos” e os “os hospitais a serem atingidos”.

“Tudo isto é desumano”, desabafou Francisco que reforçou a ideia de que “não se pode combater um mal com outro mal. A guerra é má!”, apontou.

O Conselho de Segurança da ONU, reunido no passado sábado, decretou um cessar-fogo entre as partes. De acordo com os especialistas o acordo só deverá entrar em vigor nesta segunda-feira. No terreno, continuam os bombardeamentos e combates violentos.

Dois lideres europeus, Angela Merkel e Emmanuel Macron , falaram ao telefone com o presidente russo,  Vladimir Putin, pedindo “pressão máxima" com vista à aplicação “imediata” da resolução da ONU.

Educris|26.02.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades