Síria: No lento voltar da normalidade populações dependem de ajuda externa

Algumas regiões de Alepo estão a regressar a uma certa normalidade com pessoas e carros a afluir em grande número, numa mistura de movimento e som que animam o centro da cidade devastada pelas bombas.

O coordenador do projecto de apoio dado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)S aos Cristãos do Médio Oriente, o padre Andrzej Halemba, conta como milhares de pessoas estão a regressar à cidade, com muitas habitações e cerca de 3.000 lojas a serem reparadas.

Após uma recente visita de acompanhamento e avaliação do projecto em Alepo, o padre Halemba lembrou que as pessoas ainda dependem da ajuda externa por causa da pobreza generalizada e da violência contínua, especialmente nas periferias da cidade.

O padre Halemba, que regressou da Síria há poucos dias, fez uma pequena apresentação sobre os projecto apoiados: "Actualmente existem 16 tipos de ajuda providenciados pela Fundação AIS em todo o país, incluíndo os cabazes de alimentos, arrendamento de casas e medicamentos."

"Quer sejam médicos ou crianças, siro-católicos ou siro-ortodoxos, católicos latinos, maronitas ou outros - todas as famílias cristãs de Alepo são peremptórias: 'Não iremos sobreviver sem a vossa ajuda'. Sem esta ajuda serão forçados a emigrar."

A fundação pontífica AIS apoiou, no último mês, mais de 30 projetos de ajuda às populações em Alepo e noutras regiões da Síria.

Educris|22.08.2017

Fotografia: AIS



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades