Educação: Só a Liberdade de Educação pode combater o «politicamente correto» (C/Áudio)

Reitor da Universidade Europeia, denunciou a tentação do “politicamente correto” como o último combate da liberdade de educação em Portugal.

“Vivemos numa época em que a liberdade de pensar, a liberdade de expressão e a liberdade de escola está a ser posta em causa em nome de uma nova ideologia que procura afirmar as verdades que os docentes podem dizer ou das quais não se podem afastar”, denunciou Pedro Barbas Homem.

Para o responsável pela Universidade Europeia o tema da «Liberdade da Educação» “convoca as sucessivas gerações” e configura-se hoje como “fundamental na coesão social cada vez mais abalada pelas assimetrias” que se verificam no nosso país.

“Num país que tem vindo a verificar uma erosão da sua base social é importante garantir, como estado, uma verdadeira equidade na hora de garantir liberdade de acesso a uma escola que as pessoas mereçam. Trata-se de assegurar uma verdadeira liberdade de escolha numa sociedade que é cada vez mais desigual”.

Numa sessão que contou com a presença de Luís Marques Mendes, Pedro Barbas Homem denunciou “uma sociedade desigual na qualidade do ensino ministrado em Portugal”, que mitiga “a qualidade de ensino”.

“Os rankings, que medem a ‘qualidade de ensino’, são dados insuficientes porque influenciados pelas condições de partida das escolas, diferentes em diversas zonas do país. Não estão, portanto, garantidas, as condições para uma verdadeira liberdade de ensino”, denunciou.

Ao lado da revolução industrial o catedrático reafirmou a necessidade de “estarmos atentos à mutação social”, presente “todos os dias em plena sala de aula e que vem das transformações digitais onde os mais novos estão imersos”.

“Precisamos de encontrar os instrumentos que possam ajudar as escolas, os educadores e os pais a lidar com este novo mundo é, na verdade, um novo desafio, que só a Liberdade de Educação nos permute enfrentar”, sintetizou.

O novo livro, editado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, já foi entregue gratuitamente às escolas portuguesa e vai estar disponível em versão digital no portal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé em www.educris.com

Educris|04.12.2019

 

 






Newsletter Educris

Receba as nossas novidades