0 / 0

Mais de 73 mil alunos frequentam ensino católico

Departamento das Escolas Católicas (DEC) no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) contabiliza mais de 70 mil alunos nas cerca de 144 escolas católicas existentes em Portugal.

Nas estatísticas hoje apresentadas o DEC dá conta da frequência de 73304 alunos entre o 1º ciclo e o ensino secundário no ano letivo que agora termina.

Em relação aos dados do ano transato os dados agora apresentados representam um decréscimo de frequência de 866 alunos nas diversas instituições.

Na creche, infantil e pré-escolar o relatório afirma que frequentaram as instituições de ensino católico 11782 crianças.

Em relação aos recursos humanos o relatório de estatisticas apresenta 4 mil funcionários não docentes e 4770 professores/educadores nos diversos níveis de ensino.

Definição de Escola Católica
O Código de Direito Canónico, cânone 803 considera instituição católica de ensino "aquela que é dirigida pela autoridade eclesiástica competente ou por uma pessoa jurídica eclesiastica pública, ou a que a autoridade eclesiástica, por meio de documento escrito, como tal reconhece". 
O número 2 deste número afirma que nestas instituições de ensino se deve ter em atenção a instrução e educação que "se baseie na doutrina católica". O número 3 afirma que "nenhuma escola, mesmo que de facto católica, ostente o nome de escola católica, a não ser com o consentimento da autoridade eclesiástica competente".

Em anexo consulte as estatísticas 2016/17.

Educris|21.07.2017



Recursos:
Estatísticas das Escolas Católicas 2016/2017:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades