O "papel" dos não docentes na educação

Cerca de 120 funcionários não docentes de escolas católicas participaram, no passado dia 3 de junho, na ação de formação subordinada ao tema “A importância do colaborador não docente nos projetos das nossas escolas – herói, atleta ou…?” na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima.

A iniciativa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) em colaboração com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)  contou com a reflexão de Fernando Magalhães, do Externato Frei Luís de Sousa, que trouxe à reflexão o "lugar destes agentes escolares na educação das novas gerações e no projeto educativo das instituições".

O diretor do colégio diocesano de Setúbal apontou a necessidade da "integração dos não docentes" no "processo educativo das instituições como peças importantes no acompanhamento dos alunos e no seu crescimento harmonioso".

Os participantes da ação afirmaram-se como "educadores polivalentes, pacientes, tolerantes, confidentes, zeladores, disponíveis, responsáveis" e que procuram, no contacto com os alunos, serem "testemuhas dos valores cristãos, através do conselho e do afeto".

Perante o momento de incerteza que se levanta em algumas das instituições de ensino da Igreja os não docentes afirmaram que este é também um momento "de desafio e de dedicação numa mescla de angustia e esperança".

Em anexo encontra, em formato PDF, o suporte da ação de formação.

 



Recursos:
«A importância do colaborador não docente nos projetos das nossas escolas»:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades