Alunos de EMRC recriam «dura visita» do apóstolo dos gentios

Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha volta às curtas-metragens com a figura de Paulo

A visita do apostolo Paulo ao areópago de Atenas é o tema da nova produção dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica em parceria com os estudantes de Multimédia sob orientação de Paulo Calhau e Luís Silva.

“Quisemos recuperar a visita de São Paulo a um universo espiritual e cultural distinto da comunidade de origem do cristianismo, para dar a conhecer Jesus Cristo”, explica o docente Luís Silva.

Sob o título «Desiderato Deo – Paulo regressa ao areópago de Atenas» a curta apresenta, em cerca de 5 minutos, as grandes interrogações do Humano numa viagem que “começa na Atenas dos tempos de Jesus Cristo e vem até às ‘Atenas’ do pós-Revolução Francesa», sustenta.

Partindo da narrativa presente no livro dos Atos dos Apóstolos (17,16-33), o filme evoca “um Deus desejado (“Desiderato Deo”) não apenas desconhecido (“Ignoto Deo”), mas, tantas vezes, rejeitado como resposta às «maiores inquietações da humanidade”.

“Como então, na nova Atenas de hoje, a voz de Paulo pretende encontrar e construir pontes com o desejo profundo de Deus a quem os atenienses dedicam um altar (ao Deus desconhecido – “ignoto Deo”), mas a sua palavra resvala na indiferença dos seus interlocutores”, explica.

Esta não a primeira vez que a parceria entre docentes e alunos criam uma curta-metragem. "Emilagrando", "Noé, acque di Dio" e "David, um amor demasiado humano" são os outros três títulos anteriormente premiados no concurso «Biblia Moov».

Educris|13.07.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades