Lisboa: Gala da EMRC acontece através da plataforma ZOOM

Iniciativa da disciplina da escola Pedro Alexandrino chega à sua décima segunda edição

A “ideia” surgiu “por acaso no final de mais uma aula de EMRC na escola Pedro Alexandrino, em Odivelas, no distrito de Lisboa.

“Tinha um grupo de 12º ano e numa das aulas, lancei para o ar a ideia de organizarmos uma Gala EMRC. Os alunos aderiram e criámos um encontro onde apresentávamos aos pais algumas das fotografias trazidas de uma atividade de três dias que fazemos em Ribamar”, explica ao EDUCRIS o professor João Barros.

Longe de imaginar “que impacto ia ter aquela ‘provocação’” aos alunos o docente acompanhou e apoiou a criatividade dos mais novos “que levaram aquilo muito a sério com a criação de um logotipo, roupa, apresentadora e música”, recorda.

Ao longo destes anos, a ‘Gala’ foi crescendo e tornou-se “uma marca da disciplina na escola”.

“Uma marca para os alunos, principalmente os finalistas (que também desempenham um papel importante na organização do evento), para os professores da Disciplina de EMRC, colegas de outras áreas disciplinares e para os Encarregados de Educação”, afirma.

Para além de reunir a comunidade educativa e “dizer até já” os alunos do 12º ano a iniciativa é, também, “uma forma de divulgação da nossa disciplina” num ambiente de “celebração, convívio e muitos festejos”.

Num ano atípico e sem aulas presenciais os “tradicionais momentos da Gala” que dão voz “aos alunos e às diversas atividades que se realizam no agrupamento ao longo do ano letivo” vão dar lugar, este ano, a uma Gala em formato ZOOM.

“Não podíamos deixar de festar. Muitos dos nossos finalistas frequentam a disciplina de EMRC desde o 5º ano de escolaridade. São oito anos de pertença, de crescimento e de muitos novos conhecimentos e momentos em conjunto”, aponta João Barros.

Assim os docentes da disciplina no agrupamento desafiaram “pais, alunos, professor, assistentes operacionais” e lançaram-se num modelo diferente que promete “animar o final da tarde do próximo dia 26 de junho” de maneira virtual para os 22 finalistas de EMRC.

Educris|24.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades