Porto: O «lugar da EMRC na estratégia nacional da Cidadania»

Formação online quer compreender o papel de EMRC no desenvolvimento da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola

A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Faculdade de Teologia, inicia sábado, dia 19 de maio, uma formação online para os docentes do grupo 290 (Educação Moral e Religiosa Católica) se quer aprofundar «O lugar da EMRC na Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola».

A disciplina de EMRC, presente no currículo dos alunos em todos os ciclos de ensino e no ensino secundário, pretende desenvolver aprendizagens com conteúdos relacionados com os domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Para Luís Gonçalves, docente de EMRC que integrou o grupo de trabalho que propõs  (EC)a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, é vital "desmistificar " a Estratégia da Educação para a Cidadania" da própriadisciplina de Cidadania e Desenvolvimento".

"Na Estratégia da Escola para esta àrea da cidadania todas as disciplinas devem ser chamadas a participar. A EMRC está presente na escola e as suas Aprendizagens Essenciais contém muitos pontos de contacto com os domínios da Estratégia de EC".

Para o também formador da UCP a formação surge "não tanto para apresentar conteúdos" mas para os "trabalhar de forma articulada e de modo interdisciplinar, contribuindo para o sucesso da Estratégia".

Sendo as duas áreas coincidentes em vários conteúdos, e tendo a Cidadania de ser promovida numa “lógica de whole-school approach” torna-se importante “dotar os professores/as do grupo disciplinar 290 para o trabalho em metodologia de projeto, em articulação interdisciplinar”.

Tal como noutras iniciativas anteriores, e recordamos a Educação Cívica ou o Estudo Acompanhado e a aprópria Àrea de Projeto, Luis Gonçalves acredita que o docente de EMRC reúne competências, a vários níveis, que o tornam um agente vital na aplicação da estratégia".

"Sozinhos vamos mais rápidos, juntos vamos mais longe. E a EMRC pode ajudar a alargar esta EC a mais alunos promovendo dinâmicas de congregação de vontades e àreas do saber".

As sessões síncronas decorrem a 19,23 e 30 de maio e terminam com a realização de um produto final que mobilize as competências adquiridas.

Para os docentes de EMRC pertencentes ao agrupamento 290 esta ação de formação é apoiada pelos Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, e pela Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Informações e inscrições

AQUI

Educris|11.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades