«Caminhar juntos» levou duas centenas a Vila Flor

Campo de férias dos alunos de EMRC do nordeste transmontano assinalou XIV edição

De 1 a 5 de julho os alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas escolas Miguel Torga e Emídio Garcia de Bragança viveram nova edição do campo de férias/acompanhamento de EMRC no parque de campismo de Vila Flor.

A iniciativa, da responsabilidade dos docentes da disciplina naquelas escolas, pretendeu “assinalar um percurso educativo que compreende não só o ano letivo atual mas o convite a que a frequência de EMRC aconteça ao longo de todos os anos letivos”.

“Queremos que os alunos compreendam que a EMRC vai muito para lá das atividades letivas, evidenciando-se muito importante, igualmente, pelas atividades não letivas e de complemento curricular que nela se realizam”, revela o docente Jorge Novo ao EDUCRIS.

Para o responsável a tão grande adesão a esta iniciativa prendesse com “a marca fundamental e insubstituível da EMRC nos projetos educativos e nos planos de atividades destas Escolas pois proporciona a formação pessoal e integral em sala de aula e em contato complementar - fora de sala de aula - tão necessária para responder aos desafios educativos contemporâneos”.

Os dias dos mais novos são ocupados com atividades várias que permitem “experiências de diálogo e partilha, de desenvolvimento da capacidade de comunicação, de conhecimento e aceitação interpessoal, de organização e realização de tarefas, de diversão em equipa e em grupo alargado, de desenvolvimento de regras de vivência e convivência em grupo, de liderança, de correlação entre liberdade e responsabilidade e de construção de autonomia”, revela.

“Desporto, música e teatro foram algumas das componentes que, pelo seu cariz agregador, colocamos à disposição dos alunos para que todas as competências possam ser colocadas em prática”.

No final do acampamento o padre Eduardo Novo celebrou uma eucaristia em campo a que se seguiu um jantar de confraternização na presença de Fernando Barros, Presidente Câmara de Vila Flor, Gracinda Peixoto, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Flor, Fernando Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas Vila Flor, Fátima Fernandes, Diretora do Agrupamento de Escolas Miguel Torga e os vereadores Quintino Gonçalves e Abílio Evaristo.

 Educris|20.07.2019

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades