Porto: D. António Taipa nas celebrações do dia do "estudante"

A escola D. António Taipa, em Freamunde, diocese do Porto, recebeu, no passado dia 23 de março, a visita do bispo auxiliar do Porto, D. António Taipa, nas celebrações do "dia do Estudante".

A iniciativa inédita trouxe à escola o seu patrono para a realização "de uma aula diferente" afirmou Ricardo Pereira docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da organização do evento.

D. António Taipa mostrou-se agradado com a iniciativa e congratulou-se "por ter sido o grupo discilinar de EMRC a ajudar a dar corpo à comemoração do "dia do Estudante" com a "participação ativa da direção deste estabelecimento escolar".

Em declarações ao EDUCRIS o prelado afirmou como admirável "o diálogo da EMRC com o mundo da filosofia  e o mundo da arte". Para D. António Taipa esta foi uma oportunidade de testemunhar o mundo do religioso "na escola através do testemunho e do questionamento aos alunos sobre a dimensão do transcendente".

Na  iniciativa foi inaugurada uma escultura do artista concelhio José Carlos intitulada «primavera»  e declamada poesia.

No final do encontro os alunos mostram-se "satisfeitos e admirados" com o modo como "o bispo olha a vida e o mundo" e consideraram que a presença do patrono é muito benéfica para estabelecer laços:

"Permitiu aos alunos e professores presentes, viver, por algum tempo, dentro do pensamento de D. António Taipa e da maneira como ele vê a vida e o mundo. Foi um momento  de esplendor que me permitiu aprender que vivemos entre recordações e projetos".

A diretora da escola, professora Amância Santos, afirmou que "hoje vivemos um dia especial, em primeiro lugar porque o dinamismo da disciplina de EMRC permitiu receber o patrono da nossa escola. Em segundo lugar foi uma alegria enorme para a comunidade Educativa poder partilhar alguns momentos com este ilustre cidadão de Freamunde. Percebi D. António Taipa como uma hojem de "fé, cultura e sabedoria" que nos tocou a "tornou mais ricos com a sua presença".

Educris com Ricardo Pereira



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades