Coimbra: «Estes jovens vão levar o convite da JMJ mais longe», D. Américo Aguiar (C\áudio)

Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 participou no XI Encontro Nacional da EMRC para os alunos do Ensino Secundário (XI ENES)

Dois mil e quinhentos alunos, acompanhados de duzentos e cinquenta professores, acolheram em festa, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, a Cruz e o ícone de Maria (Salus Populi Romani).

“Este um momento simbólico importante naquilo que é o desafio que o Papa nos faz de fazer chegar o convite a todos e de os jovens serem os protagonistas do convite”, afirmou ao EDUCRIS.

Para o Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 a “possibilidade de os símbolos estarem no XI ENS” é a certeza do “replicar do convite” a 100 dias da iniciativa que espera reunir mais de um milhão de jovens de todo o mundo.

“Os símbolos tocam e creio que estes jovens, com a coragem de se inscrever nas aulas de EMRC, farão chegar o convite mais longe para que todos se sintam convidados”, considerou.

Reafirmando a peregrinação dos símbolos da JMJ como “uma experiência única, em todos os locais” o prelado deu conta da importância da “entrada em contexto escolar”, por informação da Direção Geral da Educação, de 10 de março de 2022.

“Não podemos deixar de sublinhar a importância da nossa entrada na escola, seja pela EMRC seja pela presença das comunidades e dos professores. Os símbolos nas diversas escolas tem sido uma experiência irrepetível”, desenvolveu.

Aos jovens, e no início da noite, D. Américo Aguiar deixou o desafio à “procura da vocação de cada um”.

“Hoje temos um problema. Há uns anos, quando perguntávamos aos jovens o que queriam ser eles tinham na ponta da língua a resposta. Hoje aos 18, 20 ou mesmo 30 anos, os jovens têm dificuldades em saber o que querem ser. O que o Papa nos lembra é que Deus tem um projeto de vida para todos. Temos de criar condições para descobrir esse sonho, para lutar por esse sonho e fazê-lo com muita poesia. Estes jovens precisam ter coragem de sonhar, lutar pelos sonhos e concretizarem as suas vidas”, concretizou.

Subordinado ao tema «Levanta-te vai e Cuida» o XI ENS contou com a participação de 2500 alunos, acompanhados de 250 professores, vindos de 78 instituições de ensino de todo o país, numa iniciativa que pretendeu ajudar os mais novos “conhecer e envolver-se num conjunto de dinâmicas e ações” com vista à tomada “consciente de opções de vida”.

“O tema deste ano é antes de mais, um desafio e uma proposta. Queremos ajudar os nossos alunos a ‘cuidar de si’, abri-los à dimensão do ‘cuidar do outro’ e do ‘cuidado do mundo’”, explicou ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.

Educris|22.04.2023







Newsletter Educris

Receba as nossas novidades