Aveiro: Alunos constroem «Presépios de lata» com fins solidários

Iniciativas promoveram “solidariedade ativa” entre os alunos de Albergaria

Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, na diocese de Aveiro, desenvolveram, no passado mês de dezembro, um conjunto de iniciativas solidárias para “as famílias mais necessitadas do concelho”.

“Em cada ano letivo, os alunos de EMRC têm sido desafiados a associar a preparação do Natal a causas que ‘respiram’ o ar da época. Neste ano, desafiámos os alunos a construir ovelhas recheadas com bens a entregar às famílias mais necessitadas deste concelho”, explica a professora Isabel Santos.

Ao longo “de várias semanas” os alunos reuniram “enlatados e pacotes de leite” numa ação conjunta com a Cáritas diocesana.

“Para além dos alunos de EMRC contámos com a parceria do curso de ‘técnico de manutenção industrial’ e com os professores de educação visual, que nos ajudaram na concretização de um presépio feito em chapa, em redor do qual ‘baliram’ solidariedade, ou seja, as ovelhas construídas pelos alunos”, desenvolve.

Para além “das ovelhas e dos bens recolhidos”, os alunos participaram na campanha nacional «Dez Milhões de Estrelas».

“Este ano os alunos venderam 150 velas solidárias em favor da Cáritas Portuguesa, e 70 pirilampos mágicos para apoio das instituições que integram a Fenacerci - Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social.”, adiante a docente.

“Mais uma vez, a disciplina de EMRC, em trabalho cooperativo, contribuiu para o desenvolvimento da solidariedade nos alunos que, por sua vez, os capacita para interagir com o meio envolvente através de um projeto de vida assente no valor da dignidade humana”, completa Isabel Santos.

Educris|21.01.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades