Bragança-Miranda: Professores reúnem para «melhor cuidar» e fazer «caminho em conjunto»

Iniciativa marca início de funções do novo diretor diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica

O Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica, de Bragança-Miranda realiza, no próximo sábado, uma reunião geral de professores para “apresentar as linhas de ação para o ano letivo”, e procurar “soluções que nos ajudem a fazer caminho em conjunto”.

“Nesta reunião queremos, como herdeiros do trabalho profícuo do sr. D. Delfim, apresentar um plano de ação para a disciplina centrado em dois vértices. O perfil do professor e a identidade da disciplina”, explica ao EDUCRIS Jorge Novo, novo diretor diocesano.

Aceitando o convite para liderar este secretariado “como um compromisso com o serviço, e uma chamada para uma missão de conjunto e de colaboração”, o professor afirma que é importante “fazer um diagnóstico das fragilidades e antecipar o olhar de modo a poder apresentar a EMRC como um saber que está próximo e apresenta uma tremenda complementaridade dos vários saberes”.

“É fundamental que se aprofunde o alcance do professor de EMRC enquanto o educador que leva à escola não só um programa e um conjunto de aprendizagens essenciais, mas aquele que testemunha valores como o humanismo, a justiça, a proximidade, e o bem”.

Para o novo responsável pela EMRC Bragança-Miranda, o desafio passa por “apostar no trabalho colaborativo” e “na formação didático-pedagógica”.

“As soluções devem ser procuradas para uma determinada realidade educativa e eclesial onde as comunidades estão inseridas. Temos de trazer formações didático-pedagógica com valor para que se possam gerar professores focados e apaixonados, que levem a que os alunos desejem a disciplina”, completa.

Num trabalho colaborativo e que “alarga os horizontes ao todo do país”,, a reunião dos professores de EMRC que lecionam em Bragança-Miranda,, vai contar com a presença de António Cordeiro, coordenador da disciplina no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e Dimas Pedrinho, da Equipa Nacional da EMRC.

Educris|19.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades