XENES: «A EMRC ajuda a fazer crescer a cultura do encontro», D. José Cordeiro

Arcebispo de Braga marca presença na 10ª edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) que decorre, em Guimarães até este sábado, dia 23 de abril

D. José Cordeiro afirmou ser “uma enorme alegria acolher na arquidiocese de Braga, e aqui em Guimarães, o berço do nosso país tanto adolescentes e jovens que nos desafiam à missão”.

Presente no regresso ao presencial dos ENES, o prelado destacou a necessidade de se ajudar hoje ao mais novos a “crescer na cultura do encontro, dos valores humanos e cristãos que estão presentes na mundividência cristã para os quais a disciplina concorre”, afirmou em declarações ao EDUCRIS.

Questionado sobre o sentido da presença da EMRC no currículo escolar português, D. José Cordeiro afirmou a convicção de que cabe a esta disciplina o papel de “acompanhar os alunos, através de uma proposta de desenvolvimento integral que não seja só no conhecimento dos conteúdos, mas que se aprofunde na relação e na abertura aos outros”.

“A educação, o fazer crescer, tem de ser integra. A religião ajuda a ‘religar’, não como um proselitismo, mas como proposta porque é por atração que crescemos. A EMRC apresenta-se como o nosso contributo, positivo, na construção do bem comum, da amizade social, na sociedade que vivemos, no respeito de todos e cada um, mas sempre nesta capacidade de propor aqueles valores que dão sentido à nossa existência”.

Aos alunos, e professores, o arcebispo de Braga desafiou a uma “cultura do encontro” que invalide guerras e seja promotora de paz.

“Temos todos de revisitar aquelas palavras que parecem fora do quotidiano como o respeito, a tolerância, o perdão. Que não voltemos a eles apenas nos momentos críticos, como no horror da guerra que experimentamos aqui tão perto de nós, na Ucrânia, mas que possamos ser artesãos de paz, da cultura do encontro, da reconciliação e do amor”, concluiu.

O primeiro dia o ENES, sob o tema «No Berço…sou acolhido, mimado, nutrido!» contou com muita festa e animação a cargo do dj padre Guilherme e do cantor Fernando Daniel.

Segundo dia marcado por Peddy Papper interativo

Amanhã, sábado, os alunos realizam um peddy papper, pela cidade de Guimarães, onde vão aprofundar conteúdos da disciplina presentes nas unidades letivas «Civilização do Amor», «Sentido da vida», «Amor e Sexualidade» ou «A Religião como modo de habitar e transformar o Mundo».

Pelas 15h00 é realizada a «festa da despedida».

Imagem: Agência Ecclesia|PR

Educris|22.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades