0 / 0

Ministério da Educação associa-se à iniciativa «Memória & Esperança 2021»

Tutela apelida de “oportunidade"a iniciativa que se realiza de 22 a 24 de outubro em todo o país

O Ministério da Educação acaba de anunciar a participação na «Jornada Nacional Memória & Esperança 2021».

“O Ministério da Educação associa-se ao Manifesto de Homenagem às vítimas da pandemia da COVID. Importa ter em conta a oportunidade que esta iniciativa permite de aprofundamento de conhecimentos e de envolvimento comunitário e solidário dos nossos alunos”, lê-se no sítio da internet da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEste).

A iniciativa, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República e com a associação do Secretariado Nacional da educação Cristã (SNEC), entre outras entidades, pretende homenagear as vítimas da pandemia Covid-19.

“Queremos que seja um tempo de fazer memória de quem morreu ou sofreu e para prestar homenagem e gratidão a quem tem combatido a pandemia e ajudado quem precisa. Que seja um tempo para a afirmação da esperança, da solidariedade e da ideia de que é possível uma sociedade mais justa”, revelam os signatários da iniciativa.

Através do site da organização, qualquer pessoa, instituição, grupo ou associação pode registar e divulgar a atividade que está a planear para esta “jornada de memória, luto e afirmação da esperança”, bastando para isso preencher o formulário disponibilizado.

Também as escolas e comunidades educativas, tem sido “um dos terrenos em maior evidência nesta pandemia” e a experiência de confinamento representado “uma prova especialmente dura” para as crianças, jovens e agentes educativos. Assim a comissão promotora espera que estas possam também ter uma forte participação na jornada, dinamizando “projetos de reflexão e estudo” que “poderão materializar-se através de pequenos vídeos e podcasts, performances, entre outros”, ou criando uma “Floresta Memória & Esperança”.

“A ideia é plantar árvores autóctones que fiquem a simbolizar as pessoas do agrupamento ou/e da comunidade que morreram direta ou indiretamente por causa da pandemia”, pode ler-se na nota.

Os participantes podem enviar as iniciativas a realizar ou realizadas para memo2021es@gmail.com

Educris|11.10.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades