0 / 0

Viseu: «Catequese deve ocupar o lugar primordial», afirma D. António Luciano

Bispo de Viseu destaca ato catequético como «indispensável à formação cristã das novas gerações»

O bispo de Viseu considera “um desafio e uma preocupação para todos” a transmissão da fé em tempo de pandemia. Na nota ‘Voz do pastor’, disponibilizada no sítio online da diocese de Viseu, o prelado afirma a necessidade de “colocar a catequese no centro das preocupações da Igreja, como serviço pastoral indispensável à formação cristã das novas gerações e no centro da vida cristã na Igreja”.

Desafiando as comunidades a colocarem em prática “as orientações que nos foram dadas a nível nacional e diocesano” D. António Luciano lembra as “dificuldades” inerentes a um processo complexo numa altura em que as comunidades cristãs se debatem “com a falta de catequistas, do medo dos pais em relação ao futuro da catequese, à falta de disponibilidade logística por parte das paróquias, de espaços para criarmos a segurança necessária e para dar confiança aos catequizandos e aos seus pais”.

Pedindo uma “atitude de diálogo e partilha de experiências” o bispo de Viseu considera que “com medidas de prevenção, com atitudes de prudência e com resiliência, mas também com muita fé, muita oração e uma dose de confiança em Deus e na Igreja” é possível voltar à catequese “de modo presencial”.

«Ser Catequista»: Um novo paradigma para a catequese

Destacando o serviço à catequese como “uma vocação e uma missão” D. António Luciano dá conta do desafio que o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) que passa por colocar a catequese no “centro da vida das famílias” de modo a que se faça “o encontro pessoal com Jesus Cristo”.

“Para este encontro ser eficaz, de modo efetivo e atrativo precisamos de investir muito em cada paróquia na formação de catequistas”, reforça.

 O novo curso «Ser Catequista» foi apresentado, esta sexta e sábado, na diocese. Estiveram presentes cerca de trinta responsáveis da catequese das dioceses de Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Guarda, Portalegre e Castelo Branco e Viseu.

“É importante apresentar propostas e novas orientações para a formação de agentes pastorais no ministério de catequista, para depois ajudarem outros catequistas a fazer o seu projeto formativo e a disponibilizar em tempo de pandemia orientações para que os conteúdos propostos, as metodologias e as pedagogias a utilizar na catequese, sejam um caminho progressivo no processo de formação na fé dos catequistas e de um necessário encontro pessoal com Jesus Cristo, que introduza as crianças, adolescentes e jovens na vida da Igreja”.

D. António Luciano chama a atenção para o perigo de uma “catequese não contextualizada em tempo de pandemia” e lembra a importância de formar catequistas que seja “discípulos missionários”.

“O atual plano de formação de catequistas, o «Ser Catequista», corresponde ao primeiro passo de um percurso formativo que pretende potenciar a identidade do catequista de modo a encarnar a experiência de ‘discípulo missionário’, capaz de fazer crescer na sua vida a pessoa de Jesus Cristo, para depois transmitir aos seus destinatários através dos conteúdos, do acolhimento, do diálogo, da experiência, do testemunho e do exemplo o essencial da vida cristã”.

“A catequese deve levar de forma convincente e inovadora às crianças, aos adolescentes e aos jovens a alegria do Evangelho, a boa nova de Jesus, de modo mais atrativo e apelativo”, sustenta.

Para o prelado não pode haver uma verdadeira “conversão e renovação pastoral”, sem uma “catequese assumida com fé e responsabilidade pelos pais, pelos catequistas e pelos catequizandos”.

“Devemos tudo fazer para que a catequese ocupe na Igreja o lugar primordial, que lhe está destinado, para que «em simultâneo com a liturgia, a caridade e a comunhão fraterna, faça ressoar e viver a centralidade do primeiro e principal anuncio: Jesus Cristo ama-te, deu a vida para te salvar e vive em ti para te iluminar e fortalecer»” (CF. EG 164), considera.

Educris|14.09.2020

Imagem: Arquivo Educris



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades