Madeira: Catequistas «entusiasmados com formação»

62 catequistas de 33 paróquias da região autónoma participaram nas Jornadas Nacionais de Catequistas 2019 (JNC19)

“Entusiasmados” e “uma lufada de ar fresco” foram algumas das expressões utilizadas pelos agentes de catequese da Madeira no final de mais uma iniciativa que reuniu em Fátima cerca de sete centenas de catequistas, de todo o país, sob o tema «Uma Catequese Inovadora».

“Foi uma lufada de ar fresco, lembrando que temos de evoluir com o tempo e a realidade. A realidade da juventude de hoje, não fazendo o hoje igual a ontem nem o amanhã igual a hoje”, explicou Sandra Moniz da paróquia do Caniçal.

Numa iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) que prestou homenagem a Monsenhor Amílcar do Amaral, no centenário do seu nascimento, Laura Berenguer, da paróquia do Piquinho afirmou sentir-se “mais forte para acolher os meninos do 2.º ano como mãe espiritual” na consciência de que “é necessário educar, acolher, amá- los, ouvir as crianças e jovens” sempre “com a ação do Espírito Santo que nos conduz”.

Pela primeira vez em Fátima a participar das JNC Luís Carvalho, da paróquia dos Álamos, considerou a formação “muito exigente do ponto de vista físico”, mas muito “profunda não só pelos momentos de oração e formação, mas também pelo convívio que proporcionou a todos”.

Da paróquia da Ponta do Sol, três catequistas, Maria Gonçalves, Maria da Luz Alves e Lígia Gomes, afirmaram que estes foram dias “de grande aprendizagem, com convívio muito agradável com os restantes participantes” e que permitiram “discutir o papel da família na evangelização” e olhar “para a necessidade de uma catequese com adolescentes”.

Da paróquia do Campanário a catequista Maria Fátima Fernandes, considerou “os temas adequados e pertinentes” e considerou que as JNC foram “muito boas e renovadoras” para a ação do catequista no dia a dia.

Bernardete Castro, da paróquia de Machico, afirmou a experiência como um importante momento de “partilha e encontro” na busca “de um modelo para a catequese” onde se realize “o encontro com Jesus Cristo”.

Educris|11.11.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades