Fátima: «Uma Catequese Inovadora» é tema das Jornadas de Catequistas

Edição 2019 das Jornadas Nacionais de Catequistas quer refletir sobre os desafios da catequese, hoje

De 25 a 27 de outubro de 2019 o Centro Paulo VI, em Fátima, acolhe mais uma edição das Jornadas Nacionais de Catequistas 2019 (JNC19).

A iniciativa, do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), vai homenagear a figura de Monsenhor Amílcar do Amaral e apresentar os vários projetos inovadores em curso no setor.

"No contexto a que nos referimos hoje, de pós-cristandade, a catequese deve constituir-se como um processo educativo amplo e integral que é oferecido de uma forma muito personalizada, a cada um e a cada uma das crianças e dos adolescentes, o que requer uma criatividade especial por parte dos catequistas e dos responsáveis paroquiais", sustenta Cristina Sá Carvalho coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC.

Para a responsável a atualidade exige o repensar "da catequese dos adolescentes" que deve ser "uma catequese de co-construção entre catequista e catequizandos, de verdadeira partilha, de responsabilização dos mais novos, de experiência e de projeto conjunto de construção do Reino".

Para isso, e nas JNC19, o dia de sábado, 26 de outubro, vai contar com a apresentação do tema «A Catequese dos Adolescentes, à luz da Carta Pastoral» por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Pela tarde é a vez do padre José Henrique Pedrosa, da Catequese de Leiria-Fátima, abordar o tema «COM» os Adolescentes, uma metodologia catequética projetual, participada e comprometida».

O tema «Os Adolescentes, a catequese e a Jornada Mundial da Juventude» encerra o dia de trabalho e conta com a apresentação do padre Tiago Neto, da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

No domingo, dia 27 de outubro, as JNC19 vão refletir sobre a realidade do projeto da "Catequese Familiar" já no sexto ano de funcionamento.

"Esta é uma oportunidade para refletir e avaliar o modelo que a Conferência Episcopal Portuguesa já apontou como o modelo mais 'completo e eficaz' para a Catequese", sustenta Cristina Sá Carvalho.

«Catequese Familiar, também COM os adolescentes?» é a pergunta trazida pelo padre Vasco da Cruz Gonçalves, da Catequese de Viana do Castelo, aos trabalhos.

No final da manhã os participantes acolhem uma mesa redonda, sob o tema «Outras vozes sobre os adolescentes», com moderação da coordenadora da Catequese no SNEC.

Homenagem a Monsenhor Amílcar do Amaral

A edição 2019 das JNC vai evocar, no dia 25 de outubro, a memória de Monsenhor Amílcar do Amaral, no centenário do seu nascimento.

"Esta homenagem é mais do que devida tendo em conta o caracter excecional desta figura e o seu contributo ímpar para a catequese em Portugal", lembra D. António Moiteiro presidente da CEECDF.

"Falamos num tempo em que muito pouco existia em termos de materiais e recursos, até mesmo na formação dos catequistas, e Monsenhor Amílcar do Amaral apresentou-se como "um dos melhores", talvez mesmo como "um visionário e sólido inovador" na área da catequese contribuindo para uma estruturação da catequese no nosso país, um plano deformação e a edição dos primeiros catecismos".

Pelas 10h00 padre Alexandre Palma, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta o tema «O contexto eclesial no tempo editorial de Mons. Amílcar do Amaral (1950-1975). Às 11h30 o professor Marco Daniel Duarte reflete sobre o papel da «Ilustração como instrumento catequético essencial».

Da parte da tarde D. Antonio Moiteiro, Bispo de Aveiro e presidente da CEECDF apresenta o tema «A intuição catequética da obra de Mons. Amílcar do Amaral e o desenvolvimento da catequese em Portugal».

O dia termina com a intervenção do padre Paulo Malicia, catequeta, sob o tema «A Palavra de Deus contada às crianças».

Inscrições ONLINE

As inscrições podem ser realizadas em qualquer Departamento de Catequese nas diferentes dioceses ou num formulário ONLINE criado para o efeito.

 Educris|22.09.2019



Recursos:
JNC19: Programa Completo:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades