0 / 0

ENC: Uma pedagogia que eduque o «coração» e transforme a vida

Responsável da catequese de Leiria-Fátima lembrou importância vital do simbólico na catequese e a importância da dimensão pedagógica no ato catequético

O diretor do Departamento da Educação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, padre José Henrique Pedrosa, considerou, esta sexta-feira, em Viana do Castelo, como fundamental a dimensão da “pedagogia no ato catequético” porquanto “ajuda o catequista a perceber quem são as pessoas que temos connosco e qual a melhor forma de fazer chegar a mensagem”.

À margem da conferência «Iniciar o Catequista na Pedagogia de Jesus» que proferiu para cerca de 70 responsáveis de catequese reunidos no Encontro Nacional de Catequese, o padre José Henrique Pedrosa considerou que hoje os caminhos pedagógicos a utilizar podem ser múltiplos fruto  dos “vários avanços pedagógicos” que permitem e estimulam “a diversidade do ato catequético” e que é fundamental “para procurarmos o caminho do Espirito” e assim “podermos chegar verdadeiramente ao Outro”.

Em contexto de mudança de paradigma na catequese o responsável propôs um catequista capaz de “ser iniciado na pedagogia de Jesus” de modo a “ser um acompanhante que ajuda o catequizando a caminhar e não apenas a exercitar a memória de algo que se decorou”.

“O catequista quer ajudar e promover o encontro entre Cristo e a totalidade da pessoa e que isso se torne vital e permaneça na vida”.

O Símbolo: a realidade que leva ao encontro

Numa sociedade que valoriza o visível, o imediato e o prático, o padre José Henrique Pedrosa considera que a catequese deve ter em atenção a dimensão simbólica enquanto “caminho fundamental para perceber ou a vislumbrar outras realidades”.

“O Símbolo entra em espaços onde as palavras não dizem tudo” e “transporta para a realidade do encontro”.

Para o sacerdote a arte “fala com as pessoas” e “é um caminho importante”, para “levar a pessoa ao encontro com Cristo”.

Todo o caminho de encontro com as “outras linguagens” leva para a “compreensão e envolvimento de cada um”, porque quando “contemplamos uma peça de arte e nos deixamos tocar por ela, fazemos um caminho próprio que pode tocar caminhos de outros e ajudam a fazer criar em conjunto”, concluiu.

Educris|12.04.2019



Recursos:
Áudio: Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus:
Áudio: Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus

Ouça e leve consigo o áudio com a conferência do padre José Henrique Pedrosa, da Catequese de Leiria-Fátima sob o tema «Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus» no Encontro Nacional de Catequese

ENC19: Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades