Bruxelas/EEC: Responsáveis abordam importância do «enquadramento eclesial»

Todos os dias o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese de Lisboa partilha com os leitores do  site da Educação Cristã (EDUCRIS), um resumo dos trabalhos do Congresso Europeu, que decorre em Bruxelas, e que reúne responsáveis da catequese de toda a europa

O terceiro dia do congresso foi dedicado a pensar nas consequências que o enquadramento eclesial tem para a catequese.

Se é certo que no dia anterior, o grupo visitou uma unidade pastoral e o modo como esta está organizada pastoralmente, sobretudo a partir de uma equipa central de animação pastoral, o terceiro dia procurou refletir sobre as consequências práticas que em cada país e situação se podem extrair para que a comunidade cristã possa realizar o seu potencial evangelizador.

Os oradores acentuaram uma visão teológico-espiritual da evangelização, falando René Camilleri, da universidade de Malta, da necessidade das nossas comunidades se compreenderem “minorias criativas”.

“No atual contexto cultural o desafio da catequese passa por incitar a uma nova pedagogia da fé, novos modos de ensinar a ‘via do bem’”.

Para o especialista no mundo atual emerge “uma nova maneira de viver pois a própria tecnologia alterou radicalmente o significado do que é ‘ser humano’.”.

Deste modo cabe às comunidades cristãs voltar a “ser profeta” pela compreensão “profunda do Kerigma numa atitude pastoral ao estilo missionário”, apontou.

Margit Eckolt, da universidade de Osnabrück, trouxe à reflexão o tema «Igreja, cultura e catequese: imaginar o futuro real» e situou os presentes acerca do valor que os caminhos sinodais podem ter na constituição da eclesio-génese, apontando ao valor sublime da linguagem da cruz como a única linguagem capaz de conquistar o homem.

O último dia do Congresso fica marcado pela celebração festiva do Pentecostes na paróquia de Santo António de Pádua, em Bruxelas.

Portugal com representação nos trabalhos

De Portugal estão presentes D. Jorge Ortiga, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e arcebispo emérito de Braga, Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, irmã Arminda Faustino, do SNEC, e o padre Tiago Neto, diretor do sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Estão também presentes o padre Manuel Queirós, da diocese de Vila Real e o cónego Luís Miguel Rodrigues, da arquidiocese de Braga, membros da equipa europeia de catequese.

Imagem: Representantes Portugueses no Congresso da Equipa Europeia de Catequese

Educris|05.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades