«Aprovação do itinerário implica novo paradigma», D. António Moiteiro

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé destaca importância da formação no novo itinerário para o Setor

É um projeto que tem vindo a ser “trabalhado em ritmo sinodal” aquele que hoje foi aprovado no final da 201ª Assembleia dos Bispos Portugueses.

“A Assembleia apreciou e aprovou o trabalho realizado, deu várias sugestões e solicitou à Comissão para continuar o processo, nomeadamente quanto à elaboração das catequeses e dos materiais pedagógicos e didáticos necessários", lê-se no comunicado final da reunião de outono.

Congratulando-se com a aprovação por parte do bispado português D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé considera que este “foi mais um passo na caminhada de implementarmos um novo modelo da catequese respondendo ao diretório para a catequese”.

“Esta aprovação supõe agora um movimento catequético para promover, no país inteiro, um novo paradigma para a catequese”.

Para o prelado o longo trabalho em que esteve envolvido o itinerário chega, agora, a uma nova etapa que passa por “continuar o esforço que temos vindo a realizar na formação dos catequistas”.

Temos de continuar o caminho. Devemos proceder à criação de novos materiais catequéticos, a partir deste ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com as Famílias, as Crianças e com os Adolescentes’ e estimular a reflexão diocesana e nacional de modo a envolvermos a todos”, conclui.

Para além da aprovação do novo ‘Itinerário’ para o setor da catequese, a Conferência Episcopal proclamou, ainda, São Bartolomeu dos Mártires como padroeiro dos Catequistas.

Educris|11.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades