«O caminho sinodal é uma grande catequese para a Igreja», padre Manuel Queirós

Especialista destaca importância de trazer à “catequese a vida comum” e ser lugar de “encontro e caminho” para o povo de Deus

O padre Manuel Queirós disse aos catequistas que o Diretório para a Catequese apresenta vários desafios à sinodalidade na catequese.

“O Diretório para a Catequese pede para ser criada a Comissão Diocesana de iniciação à Vida Cristã. Pode, assim, conjugar-se toda a pastoral da Igreja, criando um clima de comunhão e interligação mais capaz de agir no mundo atual. É um organismo sinodal pois leva a que as pessoas todas cuidem da iniciação cristã”, explicou.

Na conferência subordinada ao tema «O Diretório para a Catequese: desafios à sinodalidade na catequese», o especialista considerou que a catequese, em si “já se constitui como um evento sinodal”.

“A Catequese é um encontro de pessoas, de dentro e de fora, num processo de caminho em conjunto. Está em contacto com as pessoas comuns, procura intercetar o sentir da fé do povo de Deus, e é um caminho sinodal por captar o que o Espírito diz às Igrejas”, apontou.

Apontando a necessidade de “um novo perfil de catequista”, que por sua vez requer “novas comunidades, o sacerdote de Vila Real destacou o papel do catequista na comunidade cristã e aqueles a quem é enviado.

“Ao catequista cabe hoje, mais do que ensinar, ser interlocutor, acolher. Na catequese dá-se o encontro entre o evangelho e a vida quotidiana e, por isso, a Catequese deve privilegiar a relação entre as pessoas procurando, mais do que elaborar programas, fazer caminho, com o outro, aceitando a pergunta mais do que a pressa de formular respostas que não vão ao encontro das perguntas. A catequese vai ao ritmo dos últimos e não dos primeiros”, alertou.

No final da sua intervenção o padre Manuel Queirós citou a Evangelium Gaudium para apresentar a Igreja como “o grande povo de Deus, dos que estão dentro e fora” porque a “Igreja é um povo de muitos rostos. É uma autêntica caravana solidária para uma peregrinação sagrada”, concluiu.

Educris|25.10.2021



Recursos:
JNC21/Áudio: «O Diretório para a Catequese: Desafios à sinodalidade na catequese»:
JNC21/Áudio: «O Diretório para a Catequese: Desafios à sinodalidade na catequese»

«O Diretório para a Catequese: Desafios à sinodalidade na catequese» foi o tema trazido à reflexão pelo padre Manuel Queirós



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades