0 / 0

Vila Real: Catequistas desafiados a ser «eco da alegria do Evangelho no mundo»

Centena e meia de catequistas desafiados a "fortalecer a ligação a Cristo"

O Secretariado Diocesano da Catequese de Vila Real realizou, no passado dia 5 de outubro, na plataforma Zoom, o Encontro Diocesano do Catequista. Subordinado ao tema «Catequista e Missão» a iniciativa contou com a orientação do padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto, que convidou os catequistas a "serem testemunhas da fé" apontando "a promoção do encontro com Cristo" como a principal tarefa deste ministério.

"O catequista deve ajudar a gerar no catequianzando este encontro com a pessoa de Jesus. Aos catequistas é confiada a missão de ecoar no mundo a alegria do Evangelho, a alegria do amor, a alegria de ser cristão", explicou.

Presente na sessão o bispo de Vila Real, D. António Augusto, começou por agradecer "o esforço, empenho e criatividade" dos agentes "nestes tempos de pandemia" e desafiou-os a "fortalecer a ligação a Cristo".

"Os catequistas têm de fortalecer esta ligação a Cristo e ajudar o catequizando a reforçar esta ligação a Cristo", exortou.

Na sua reflexão o prelado apontou as perspetivas de fundo para a diocese neste ano com destaque para o ano jubilar da diocese e o Sínodo dos Bispos «Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão».

"Este é um ano de júbilo no qual os catequistas têm lugar prioritário – todos os catequistas estão chamados a tomar parte em todos os eventos", convidou.

Na parte final da sessão os catequistas partilharam as suas experiências, "quer as dificuldades vivenciadas na sua missão quer as bem-sucedidas experiências pelas quais passaram".

Educris|06.10.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades