0 / 0

Vila Real: «Um século de Catequese» no ciclo «Aprofundar as raízes»

Iniciativa integra-se na comemoração do centenário da diocese de Vila Real

«Um século de Catequese» é o tema da próxima sessão, a terceira do ciclo «Aprofundar as Raízes», que a Diocese de Vila real promove no âmbito do seu centenário.

Partindo “da especial atenção dos dois primeiros bispos à questão da instrução cristã”, a iniciativa realiza-se a 12 de março, pelas 21h00, e vai contar com as intervenções de Pedro Miranda, professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), padre Márcio Martins, diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.

“A criação do Secretariado Diocesano da Catequese acontece por volta de 1950, mas data de 1924 o primeiro decreto, de D. João Evangelista Lima Vidal, onde se cria o Estatuto da Associação da Catequese e que quis ser resposta para a preocupante falta de instrução cristã”, aponta o padre Manuel Queirós, Vigário da Pastoral e Coordenador Pastoral, ao EDUCRIS.

O mesmo prelado havia, um ano depois, de incentivar à realização do “Congresso da Catequese, e que em 1925 teve projeção nacional com 17 comunicações que abordavam temas tão distintas como a ‘organização’, os ‘conteúdos’ e a ‘pedagogia’ em catequese, e que teve seis mulheres oradoras que na Diocese davam alma à instrução catequética”, explica o responsável.

A conferência pode ser seguida na plataforma ZOOM ou no Facebook e Youtube da Diocese de Vila Real.

Educris|08.03.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades