Viseu: Catequese propõe «Esperança» como centro do caminho de Advento

Dinâmica propõe construção de um «presépio ecológico» e a coroa do Advento

O Secretariado Diocesano da Educação cristã, em parceria com o Secretariado Diocesano da Liturgia de Viseu apresentaram, hoje, a campanha de Advento 2020.

Sob o lema «Batizado, Alimenta-te da Esperança», a iniciativa realça a “dimensão da esperança” como fundamental para “a abertura de novos caminhos no meio desta pandemia”.

“O Advento é um caminho para a Luz de Deus que é Jesus, a nossa Esperança. O nosso Bispo, na carta inicial do plano pastoral, convida-nos «à vivência de um projeto de escuta do Senhor para viver a comunhão com esperança»”, explicam em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A proposta quer ser “um caminho de, e na, Esperança” apresentando, para isso, um conjunto de subsídios que “se centram na dinâmica familiar” perante a incerteza “do encontro enquanto comunidade”.

“Cada catequista entrega a cada criança a pagela de Advento, para que esta possa orientar, em família, a construção de uma coroa de advento e de um presépio ecológico, partindo de uma frase/texto/indicação semanal para sermos e vivermos a Esperança”, revela o SDEC.

Também a existência de “um mealheiro por família” vai dar “expressão à fraternidade de cada família para com os mais pobres”.

“Este mealheiro vai converter-se em alimentos para os que precisam”, relatam.

Os mais novos vão ser desafiados a “pintarem as velas da coroa do advento” e a criarem “um presépio ecológico”.

Semana a semana o guião da proposta apresenta uma leitura breve aquando do “acender de cada vela” e “uma atividade para realizar durante a semana.

Em anexo encontra toda a proposta da Diocese de Viseu em formato PDF

Educris|21.11.2020


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades