«Este Itinerário muda o paradigma de atuação da Catequese», D. António Moiteiro

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEECDF) considera “muito positiva” a aprovação do documento orientação para a Catequese em Portugal

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou hoje o «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias», documento que tem vindo a ser construído em sinodalidade e que constitui uma mudança de paradigma para este setor da Igreja.

“Esta aprovação, por parte dos bispos portugueses é muito positiva porque permite uma mudança de paradigma para a catequese portuguesa”, reage a EDUCRIS D. António Moiteiro.

Para o presidente da CEECDF a “mudança” vai acontecer pelo modo como se entende o próprio ato catequético e os seus intervenientes.

“O próprio título «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias» já nos deixa antever esta mudança. Queremos que as famílias tenham um papel ativo na formação dos filhos uma vez que são elas a primeira comunidade cristã”, explicitou.

Considerando que o novo modo de apresentar o ato catequético se dirige “a todas as famílias”, o prelado pediu às comunidades cristãs, e em particular aos catequistas, uma “atitude de acolhimento para com todos”.

“Este itinerário é para todas as famílias e não apenas para as que já tem prática eclesial. Queremos gerar dinâmicas que permitam, também aos pais e parentes chegados, no acompanhamento aos mais novos, fazer caminho no encontro com Cristo Ressuscitado”, afirmou.

O novo itinerário vai ser aplicado em “três momentos distintos e progressivos. Do Despertar da Fé, passando pelo Catecumenado, e terminando com a Mistagogia”, precisou.

Após a aprovação do «Itinerário» D. António Moiteiro antecipa uma fase de “implementação do paradigma” que passa, necessariamente, por uma “aplicação aberta do mesmo que permita acertos e melhoramentos”.

“Para a elaboração de materiais, nomeadamente os catecismos, temos já um esquema bastante pormenorizado, que contempla os diferentes temas e tempos, mas que é um documento aberto que vai ser enriquecido pela prática nas comunidades cristãs”.

Educris|28.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades