Escolas Católicas e «Grupo Vita» promovem ações de sensibilização aos agentes educativos

Objetivo passa por despertar e aprofundar “cultura do cuidado” nas instituições de ensino

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) o grupo Vita, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa para o acompanhamento das situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis, vão dinamizar, ao longo do presente ano letivo, um conjunto de ações formativas, dirigidas aos “vários agentes educativos”.

“Queremos atuar a dois níveis. Num primeiro ‘patamar’ promover ações de sensibilização para o fenómeno dos abusos, de vários tipologias e formas, e ajudar diretores e professores das instituições de ensino católico a estar atentos e capazes do necessário cuidado perante estas realidades”, explica a APEC em comunicado.

A primeira ação vai realizar-se em 2 sessões duplas. Com duração de uma hora e meia, em sempre com início pelas 17h00 e termino pelas 18h30, as sessões acontecem nos dias 9 e 12 de outubro e 14 e 16 de novembro, em formato online.

As inscrições realizam-se em formulário online AQUI

Em datas ainda a anunciar as duas instituições comprometem-se a “formações especificas” onde os agentes educativos vão “aprofundar o conhecimento acerca dos procedimentos de atuação perante as diferentes situações”.

“Estas formações específicas vão realizar-se em três escolas católicas diferentes, em regime presencial, e destinam-se a coordenadores das escolas católicas”, desenvolve a associação, que reafirma o seu compromisso de tolerância zero, perante os abusos, e quer as escolas a atuar “com redobrados cuidados garantindo sempre a defesa dos menores e dos adultos vulneráveis”.

Educris|29.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades