«O Pacto Educativo Global é um bem extraordinário», diácono Fernando Magalhães (C\áudio)

Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) inicia celebração dos 25 anos com um “horizonte de esperança”

O presidente da APEC considera que os desafios da Associação “em rigor são os mesmos de há 25 anos” e mostra-se convicto que o futuro passa por reforçar “os laços de comunhão” entre estas instituições de ensino.

“A APEC nasce por uma questão de identidade no seio das escolas do ensino particular. Hoje, como naquela altura, precisamos de continuar a reforçar os laços de comunhão entre os estabelecimentos de ensino e a fazer caminho com esperança porque é esse o sentido que Jesus nos dá”, afirma ao EDUCRIS.

A celebrar 25 anos de associação, e com novos quatro associados, o diácono Fernando Magalhães está convencido que o futuro das Escolas Católica passa pelo reforço “da economia de comunhão que temos entre as várias instituições, as diversas reuniões e a oração em conjunto”.

Afirmando não deter “dados para medir e conhecer a fundo o impacto do Pacto Educativo Global” no nosso país, o responsável deu conta da aposta de “realizar uma programação de celebração dos 25 anos da APEC sobre égide deste Pacto”.

“Este é um desafio maior que o Papa nos faz desde 2019, e que é um bem extraordinário que nem conseguimos ainda imaginar”, completa.

À margem da VI Jornada Pedagógica, que ontem decorreu em Fátima, o responsável desvalorizou ainda, uma leitura simplista dos rankings das escolas que recentemente foram conhecidos.

“Temos de desmistificar os rankings. Há escolas no topo cheias de mérito, mas os rankings dá-nos uma base de dados que permite fazer muitas coisas. De acordo comos critérios podemos fazer seriações e ordenações distintas. Importa perceber o que estamos a medir, o que ali se pode destacar. Mas não é numa lógica proporcional da muita qualidade versus pouca qualidade. Há projetos que não estando no topo são de enorme qualidade”, sustentou.

Ao longo do ano letivo que se aproxima a APEC vai dinamizar uma Peregrinação de alunos a Fátima, a 6 de outubro próximo, e realizar o II congresso nacional da escola católica.

Em Portugal existem 117 escolas católicas frequentadas por quase 70 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, apoiadas por cerca de 8 mil educadores docentes e não docentes.

 Educris|30.06.2023


APEC celebra 25 anos



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades