Educação: VI Jornada Pedagógica analisa «Pacto Educativo Global»

Iniciativa realiza-se a 29 de junho, em Fátima

«Pacto Educativo Global e a aliança Escola – Família Princípios, desafios e práticas» é o tema da VI Jornada Pedagógica para Escolas Católicas que o Centro de Estudos de Fátima acolhe a 29 de junho.

“Queremos dar a conhecer o Pacto Educativo Global, especialmente no que concerne ao envolvimento da família na escola e partilhar possíveis caminhos e boas práticas promotoras de uma sã convivência Escola – Família”, explica a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) em comunicado.

Durante o dia os participantes vão poder “sistematizar princípios, técnicas e instrumentos conducentes a uma boa relação entre a escola e a família”, numa iniciativa que conta com a parceria do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e da Federação Nacional das Associações de Pais de Alunos do Ensino Católico (FNAPEC).

O dia formativo inicia-se pelas 9h30 com as intervenções de Fernando Magalhães, presidente da APEC, Fernando Moita, diretor do SNEC e Cristina Agreira, presidente da FNAPEC.

Após um “Momento de dentro”, preparado por alunos das escolas católicas, Juan Ambrosio, da Faculdade de Teologia, apresenta o tema «O Pacto Educativo Global e a relação escola –família» seguido de debate, com moderação de Gonçalo Corrêa D’Oliveira, da direção do Colégio da Boa Nova no Estoril.

Ainda durante a manhã Luís Gonçalves, do Externato Marista de Lisboa, Ana Laura Pinto e a psicóloga Margarida Cordo, refletem sobre «A relação, por vezes tensa, entre os pais e a escola”. Segue-se um debate com moderação da jurista e jornalista Inês Teotónio Pereira.

Da parte da tarde a iniciativa proporciona um espaço para “trabalhos de grupo” onde se partilham “boas práticas e de possíveis soluções” sob o tema «Relação Escola – Família: o ‘muro das satisfações’».

Segue-se um plenário, moderado por Margarida Marrucho, da direção do Externato São Miguel Arcanjo, Lisboa, e uma síntese, elaborada por Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC.

O encerramento dos trabalhos acontece pelas 16h35, a cargo do vice-presidente da APEC, padre Carlos Carvalho sj.

Dirigida a direções, coordenadores de ciclo, professores titulares, diretores de turma e pais, a I edição da Jornada Pedagógica tem inscrições abertas AQUI

Educris|06.06.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades