Marselha: Escolas Católicas da Europa desafiadas à JMJ Lisboa 2023

Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, enviou mensagem às escolas católicas europeias

D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, convidou hoje os responsáveis das escolas católicas, dos 27 países da União Europeia, a “preparar, desde já, o grande encontro com o Papa”.

“Não podemos chegar, ‘olhos nos olhos’, a todos mas temos um primeiro grande objetivo: Que todos saibam que no próximo verão, de 1 a 6 de agosto, Lisboa vai receber o querido Papa Francisco”, afirmou o responsável português, na videomensagem apresentada na reunião dos delegados nacionais das Escolas Católicas.

D. Américo desafiou aos responsáveis a “convidar os jovens nas escolas, nas famílias, nos vossos países”, ao grande encontro “do próximo verão” e prometeu “receber a todos com o tradicional acolhimento ‘ao estilo português’”.

“Não esperemos pelo verão de 2023.Começemos hoje a preparar a Jornada. Todos juntos! Vivamos, dia a dia, com o compromisso de viver como Cristo, e rezemos pela paz na Europa”, finalizou o prelado.

Reunidos em Marselha, no final do Congresso Mundial, os responsáveis das escolas católicas, e os representantes junto de organismos como o Conselho da Europa ou a Comissão Europeia, partilham a situação da educação católica, em cada país e escutaram uma atualização do drama vivido por estas instituições de ensino na Ucrânia.

“Esperamos, por estes dias, partilhar com todos a situação de Portugal e escutámos, com dor e espírito de partilha, a intervenção do padre Petro Mayba, delegado das Escolas Greco-Católicas da Ucrânia, que abordou a situação humana na Ucrânia e as necessidades mais prementes para a ajuda”, explica ao EDUCRIS Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Presente no encontro o diácono Fernando Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas, dá conta da preocupação portuguesa acerca “das questões da liberdade de educação”, da “identidade da escola católica” e da mobilização das suas comunidades para “a JMJ Lisboa 2023”.

Educris|06.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades