«A oração cristã inquieta em favor dos outros», D. António Moiteiro (C\vídeo)

Presidente da CEECDF deixou desafio aos participantes das III Jornadas das Escolas Católicas

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CCECDF) desafiou as escolas católicas a serem “espaços de evangelização” e a ajudar “os alunos, professores e assistentes operacionais” a crescer no amor, à semelhança do “Deus amor”.

“Sendo um espaço de evangelização é um espaço onde Jesus está presente e que nos revela um Deus amor, que está presente no meio de nós e que é ‘família de pessoas’”, apontou.

Na mensagem enviada aos participantes das III Jornadas das Escolas Católicas, que se realizaram em Fátima no passado sábado, o bispo de Aveiro lembrou o momento sinodal, vivido em Igreja, e convidou a um “discernimento dentro da Escola Católica” para que “possam escutar o que o Espírito de Deus” as desafia.

Citando Santa Teresa de Ávila, D. António Moiteiro lembrou que a oração cristã “inquieta em favor dos outros, inquieta para irmos ter com os outros”, e considerou ser importante “superar a ideia de que a oração é apenas um estar bem consigo mesmo”.

“A oração cristã é inquietação para cada um de nós. Não nos deixa ficar quietos pois, através do coração e em diálogo com Deus, leva-nos ao diálogo e ao compromisso com os nossos irmãos”, concluiu.

As III Jornadas de Pastoral decorreram em Fátima e contaram com uma centena de participantes das Escolas Católicas de todo o país.

Existem em Portugal cerca de 150 Escolas católicas frequentadas por mais de 70 mil alunos nos vários ciclos de ensino.

Educris|31.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades