«A oração é centro da Escola Católica», Fernando Magalhães

III Jornadas Pastorais apresentaram “boas práticas” de oração nas Escolas Católicas

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) realizou ontem, em Fátima, as III Jornadas Pastorais sobre a «Oração”.

“Esta iniciativa vai para além do marketing e dos rankings das escolas, pois recorda-nos que não podemos olhar para a realidade das escolas católicas sem percebermos que a oração é o seu centro”, explicou o diácono Fernando Magalhães, presidente da APEC.

Numa tarde que contou com a partilha de “boas práticas em oração”, trazidas aos participantes por quinze escolas, o responsável alegrou-se “por tanta criatividade partilhada” pelas instituições de ensino”, e destacou o modo “como esta realidade central se faz presente no dia a dia de cada escola, com contextos e histórias diferentes, mas todos ligados a esta certeza de que há um Deus que nos ampara e no guia”.

“As Jornadas servem-nos como lembrança de que não podemos descurar a oração como centro e fonte do ensino católico, sempre no respeito pelas diferenças e pelo caminho que cada um faz, mas como proposta clara de marca distintiva das nossas instituições de ensino”, afirmou.

O primeiro painel da tarde de formação contou com escolas de todo o país, que apresentaram diversos modelos de “oração”, adaptados a diferentes realidades.

“A comunhão é feita de diversidade e de partilharmos uns com os outros. Irmos às fronteiras, mas também conhecermos quem está em nossas casas. Passa pela partilha sincera, humilde e generosa”, na consciência de que “reinventamos linguagens e métodos porque as pessoas e o contexto a que somos chamados a educar são diversos e vão mudando”, completou.

Para o padre Carlos Carvalho SJ, as jornadas foram ocasião de “partilhar o que de tão bom acontece, tantas vezes em quase silêncio, nas escolas católicas”, com a apresentação de um conjunto de “experiências pastorais consolidadas pelo espírito e consoladas pelos frutos”.

As III Jornadas de Pastoral decorreram em Fátima e contaram com uma centena de participantes das Escolas Católicas de todo o país.

Existem em Portugal cerca de 150 Escolas católicas frequentadas por mais de 70 mil alunos nos vários ciclos de ensino.

Educris|29.01.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades