JMJ Lisboa 23: Fátima é «ponto de paragem» para milhares de peregrinos

A menos de uma semana da Jornada Mundial da Juventude Fátima vai acolhendo centenas de jovens a caminho de Lisboa

Desde o início desta semana que os espaços do Santuário de Fátima tem acolhido centenas de jovens que vem a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ Lisboa 2023), entre 1 e 6 de agosto.

"Para muitos deles a Cova da Iria é lugar obrigatório de passagem e onde muitos peregrinam pela primeira vez", afirma uma nota enviada hoje ao EDUCRIS.

“Sinto-me abençoada por aqui iniciar, com o meu grupo, o caminho para a JMJ Lisboa 2023”, assume Sandra, das Ilhas Maurícias, que vem inserida numa delegação da diocese da capital, Porto Luís. Está junto com a amiga Tessa, que não esconde a “grande graça” que sente nesta sua primeira vinda a Fátima.

“Não há palavras para explicar o que sinto. Já me inteirei da história das três crianças a quem Nossa Senhora apareceu, já visitei os túmulos deles e a basílica onde se encontram, que achei lindíssima”, conta Tessa, que considera esta passagem pela Cova da iria como “uma oportunidade de levar Maria para os dias da JMJ”.

Desde o passado dia 17 o Santuário de Fátima tem preparado um acolhimento especial aos grupos de jovens de todo o mundo.

"Só ontem, e a título de exemplo, contámos com presença de 4 mil jovens peregrinos aqui no Santuário", desenvolve a míssiva, que destaca a "França como  o país com mais representação, até ao momento".

Karen, da República Dominicana e a viver nos Estados Unidos da América, veio a Fátima pela primeira vez acompanhada de um grupo norte americano.

“Estar aqui é a concretização de um sonho. Tem sido uma experiência de paz maravilhosa. Sei que a minha família e amigos adorariam estar aqui e poder rezar neste lugar é, para mim, uma bênção”, afirma a jovem.

Laura Castro, mexicana, fala, com o mesmo fascínio, de um “sonho cumprido” com esta sua primeira vinda ao “Santuário da Virgem”.

“Estou demasiado emocionada nesta visita, que será, certamente, uma experiência marcante, tal como a participação na JMJ Lisboa 2023”, antevê.

Entre programas organizados e visitas livres, os jovens estão dispersos pelos diversos espaços do Santuário de Fátima. Como roteiro, servem-se do itinerário do jovem peregrino, criado pelo Santuário para ajudar os jovens a traçar um percurso para uma vivência orante, espiritual e cultural de Fátima. Nos momentos celebrativos, as cores e bandeiras são marca evidente da presença de grupos estrangeiros de jovens como o que integra Bartek, da Polónia.

“A experiência mais incrível foi a Missa, na qual acabámos de participar… Foi um momento maravilhoso de partilha da nossa fé em assembleia”, descreve, à saída da Basílica da Santíssima Trindade. Mais à frente, Zezinha Alfama, dirigente do Escutismo Católico em Cabo Verde, faz-se acompanhar pela família e amigos nesta visita a Fátima, onde vieram “cumprimentar a Mãe do Céu”. “É uma grande alegria estarmos aqui, para convivermos e partilharmos este momento único na vida da juventude”, diz a responsável do grupo.

Na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que este ano se realiza na capital portuguesa, Fátima, como santuário mariano de âmbito mundial, tem sido lugar de peregrinação de muitos jovens estrangeiros. Depois do encontro mundial de jovens, Fátima continuará de portas abertas para acolher os que vir à Cova da Iria.

"Para um pequeno grupo jovens, doentes e reclusos, Fátima será, na manhã do dia 5 de agosto, um lugar privilegiado de encontro com o Santo Padre, que se deslocará à Cova da Iria, para com eles rezar na Capelinha das Aparições", completam.

Imagem: Santuário de Fátima

Educris|27.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades