Lisboa 23: «Deus quis esta Jornada Mundial», afirma D. Manuel Clemente

Cardeal-Patriarca de Lisboa celebrou eucaristia com milhares de voluntários e apelidou a JMJ Lisboa 2023 como a «Jornada do desconfinamento»

D. Manuel Clemente disse hoje a largas dezenas de milhares de voluntários, que a Jornada de Lisboa é a do “desconfinamento juvenil universal” após o seu adiamento motivado pela pandemia covid-19.

Numa eucaristia que contou com voluntários de mais de 140 países, nos jardins do Estoril, o cardeal-patriarca afirmou que “Deus quis esta Jornada”, e destacou o papel dos voluntários, jovens e mais velhos, na memória dos ‘avós’ de Jesus, São Joaquim e Santa Ana.

Voltando à ideia de que esta é a “geração 2023” D. Manuel Clemente afirmou de que esta “vai ser lembrada e falada durante muitos anos” por que está a “cumprir a vontade de Deus”.

“Sabemos que é assim pelo bem que daqui resulta e o bem que assim se faz a muita gente”, reforçou.

No final da eucaristia o padre João Chagas, chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disse aos jornalistas que o Papa deseja que os jovens sejam motor de mudança num mundo que experimenta, em demasiados lugares, o caos da guerra.

“A Jornada acontece depois de um período de pandemia e num período de guerra em diferentes lugares do mundo. A Humanidade levanta-se, precisa reerguer-se desse tempo tão difícil que viveu e ainda vive. O Papa quer chamar os jovens para serem os protagonistas dessa transformação e serem aqueles que ajudam a Humanidade a levantar-se”, afirmou.

Até ao início da JMJ Lisboa 2023, que acontece no próximo dia 1 de agosto, milhares de jovens vivem já os «Dias nas Dioceses» em 17 realidades eclesiais de Portugal.

Imagem: Elsa Vitorino / JMJ Lisboa 2023

Educris|26.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades