0 / 0

Viseu: «A Catequese enfrenta muitos desafios», Abel Dias

Responsável do Secretariado Diocesano considera fundamental “voltar à catequese presencial” no respeito pelas normas de saúde

Abel Dias, recém-nomeado diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) da diocese de Viseu, considera que o regresso da catequese ao encontro presencial é importante para o próprio ato catequético.

“É nossa intenção sermos responsáveis e cumpridores das diretivas da DGS mas ao mesmo tempo estamos convictos que é importante e necessário arrancar com a catequese privilegiando as sessões presenciais, sempre que isso seja possível”.

Para o responsável “se antes da pandemia os desafios já eram muitos” hoje, com o Covid-19 tornou-se essencial o trabalho em equipa e o acompanhamento das várias realidades catequéticas.

“Se já antes da pandemia eram muitos os desafios que a catequese enfrentava agora, num tempo de pandemia, são muito mais”, concretiza.

Assim o SDEC de Viseu tem realizado “encontros com os catequistas e párocos no sentido de juntos organizarmos a catequese em tempo de pandemia”.

Até hoje já se realizara três encontros e mais cinco estão agendados para Sátão, Penalva, Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul.

“É nossa intenção percorrer toda a diocese até ao início de novembro”, aponta.

Nos encontros de formação as diferentes equipas do SDEC abordam temas como o da «Catequese em tempo de Pandemia», a «Catequese Familiar», o «Curso ‘Ser Catequista’» e o «Novo Diretório para a Catequese» bem como os “recursos digitais na catequese”.

“Queremos, sobretudo, ir ao encontro dos catequistas para os ouvir e tentar ajudar nas muitas perguntas que têm pois são muito importantes para a reflexão que o SDEC é chamado a fazer e promover”.

Educris|14.10.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades